MONIQUE MANGANARO
Da Redação
A Prefeitura de Paranavaí está desenvolvendo um projeto de padronização de calçadas nas áreas comerciais da cidade. O modelo foi apresentado a um grupo de empresários da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) na manhã desta quinta-feira (17) para ser debatido antes de as novas regras serem implementadas. Ainda não há definição de data para a mudança.
Conforme explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Guilherme Ruiz, atualmente, Paranavaí tem disponível dois padrões para construção de calçadas na área central. Por não seguirem um único modelo, muitos locais ficam irregulares. O objetivo é criar uma norma padronizada visando estética mais agradável e que garanta acessibilidade em todos os pontos.

Foto: Guto Costa
O projeto apresentado à diretoria da Aciap contempla três faixas imaginárias compondo a calçada. De acordo com o arquiteto Gustavo Spindola, servidor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a primeira seria uma faixa de serviço destinada à colocação de postes, placas, árvores, lixeiras e todo o mobiliário urbano. A segunda, uma faixa livre, onde os pedestres efetivamente circulariam. Por fim, a faixa de acesso, onde seria permitido o uso de ornamentos e que daria passagem direta à entrada das lojas.
O novo modelo substituiria o atual padrão, em vigor no município desde 2006. O objetivo é padronizar desde as medidas até os materiais utilizados. “Para fazer esse modelo, a gente consultou cartilhas de grandes cidades. Maringá, que é a mais próxima como referência, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, cidades que já tem isso estabelecido e tabelado, implantado há um tempo e que tem funcionado na prática”, disse Spindola.

Foto: Guto Costa
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, o projeto ainda está em processo de estudo, e por isso foi apresentado à Aciap para que a prefeitura possa ouvir as partes interessadas. Caso seja aprovado, o novo modelo deve seguir os trâmites necessários para ser implementado como lei e, somente depois de aprovado e sancionado, seria incorporado ao município e colocado como regra a ser seguida por todos os comerciantes.
Revitalização da área central – O projeto de padronização das calçadas, caso implementado, seria uma das etapas do processo de revitalização da área central de Paranavaí, uma das metas da gestão do prefeito Mauricio Gehlen.

Foto: Guto Costa
Até a definição do novo modelo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai iniciar um trabalho de estímulo à regularização das calçadas das áreas comerciais de Paranavaí. Ruiz adiantou que a pasta fará um movimento de orientação para que os comerciantes realizem a manutenção dos locais onde existam buracos ou condições inviáveis para circulação de pedestres.
“Não [é para] fazer a calçada agora, mas que eles adequem, [façam] a manutenção dos buracos que a gente tem no centro da cidade. Então isso vai ser um papel mais orientativo, não vai ser de modificação, não vai ser de multa”, detalha.