A Prefeitura Municipal de Querência do Norte, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, realizou nesta semana a primeira reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente do ano de 2023. O encontro contou com a participação de todos os diretores, do prefeito municipal Alex Sandro Fernandes, além de vereadores e lideranças representando a sociedade civil.
Neste evento foi apresentada a composição da pasta, o plano municipal referente a ações da divisão de meio ambiente, projetos que estão em andamento e demais divisões que integram as ações, como a de pesca e agricultura, com mecanismos de monitoramento e avaliação do progresso na implementação de políticas e ações ambientais.
Isso permite que o conselho avalie a eficácia das medidas adotadas, identifique desafios e oportunidades, ajustando as estratégias e planos de ação, se necessário.
O monitoramento e avaliação são fundamentais para garantir que as ações estejam produzindo os resultados esperados e para orientar a tomada de decisões informadas.
“O intuito é ser um espaço para a participação e engajamento ativo da comunidade, permitindo que a população afetada pelas questões ambientais tenha voz e contribua para as decisões relacionadas ao meio ambiente. Isso pode incluir a consulta pública, a participação de representantes de comunidades locais, a promoção da educação ambiental e a sensibilização da população sobre a importância da proteção do meio ambiente”, confirmou a secretária Sandra Mara de Oliveira Escher.