O município de Paranavaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que não poderá fazer o fechamento do buracão da Vila Operária nesta sexta-feira, dia 15 de abril, como havia se programado. No momento, não há uma data precisa para que o município possa executar esta ação.
“O fechamento não ocorrerá na data prevista por conta do órgão expedidor da licença ambiental, o Instituto Água e Terra (IAT). O município já trabalha com a viabilização de um local para receber o lixo, um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD). Porém, o IAT solicitou mais documentos para emissão da licença ambiental desta área”, explica o secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto.
Portanto, o município optou pelo não fechamento na data posteriormente prevista e vai aguardar até que haja a licença de forma regular para descarte no referido local.
O assunto ganhou repercussão desde que a Prefeitura confirmou o fechamento e a abertura dos chamados ecopontos pela cidade. Ocorre que moradores do Parque dos Ipês questionaram a instalação de um dos ecopontos numa área do bairro. O IAT suspendeu a licença até uma decisão judicial.
Os moradores reclamam que o lixo vai comprometer o espaço hoje utilizado para que as crianças possam brincar.
A Prefeitura justifica que não se trata de lixão e que não haverá danos ambientais. Portanto, trata-se de um local de passagem até a destinação final, argumenta.