A Prefeitura de Amaporã, através da Secretaria de Saúde e juntamente com o Sicredi, promoveu uma palestra com o tema “Combate ao Câncer de Mama”, que foi ministrada pela palestrante Dra. Maria Antônia Costa, especialista em enfermagem. O evento em Amaporã aconteceu no dia 14, sexta-feira.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença também acomete os homens, porém é raro, representando 1% do total de casos da doença. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.
“Os números envolvendo o câncer de mama são extremamente preocupantes, e exatamente por isso se faz necessário todo um planejamento e um conjunto de ações de conscientização e combate a esta doença. Nossa secretaria de saúde terá todo o apoio necessário para estas realizações”, declarou o prefeito de Amaporã Mauro Lemos.
O Outubro Rosa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Uma característica da ação é que diversos hospitais, clínicas e entidades se unem para disponibilizar os exames gratuitamente ou por preços acessíveis com o intuito de atrair mais pessoas.