REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Julia não via a hora de abrir o ovo de chocolate e comer tudo.
– Nem vai dar tempo de chegar em casa? – pergunto.
– Não – responde a menina de 10 anos de idade, o sorriso estampado no rosto traduzindo a felicidade.
Na manhã de ontem, 307 crianças da rede municipal de ensino de Santo Antônio do Caiuá receberam ovos de chocolate de presente. A entrega aconteceu na Casa da Cultura e foi acompanhada de perto pelo Coelho da Páscoa, que dançou e animou a festa.
Ao ver a alegria dos estudantes, o prefeito Gabriel Fachiano diz estar satisfeito por ver o poder público alcançando a população, especialmente as crianças que enfrentam situação de vulnerabilidade.
Por isso mesmo, a Prefeitura de Santo Antônio do Caiuá também distribuiu 280 ovos de chocolate para as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e 54 para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Não é a primeira vez que a Secretaria de Educação leva doces para meninas e meninos. Já aconteceu na Páscoa do ano passado e em outras datas comemorativas. Este ano, o Dia das Crianças também deverá ser marcado por atividades especiais tanto na Escola Municipal Machado de Assis quanto no Centro Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente.
– Qual é o melhor momento dessas festas? – volto a me dirigir à pequena Julia.
– A hora de comer – replica, sem deixar de sorrir.
Prioridade – O prefeito Gabriel Fachiano afirma que investir na educação é prioridade, não somente em dias de festividades, mas de forma constante. O objetivo é aprimorar as condições de ensino e proporcionar a chance de construir novos futuros.
No caso da EM Machado de Assis, os investimentos são para melhorar a rede elétrica. Para o CMEI Pingo de Gente, a proposta é buscar junto ao Governo Federal recursos financeiros que permitam fazer outro prédio. “As condições físicas estão precárias”, avalia o prefeito. A Administração Municipal já dispõe do terreno para a edificação.
Além das obras estruturais, a Secretaria de Educação preza pela qualidade da metodologia de ensino e oferece aos alunos kit com material escolar e conteúdo didático do sistema Positivo. Na próxima semana, serão feitos os moldes dos novos uniformes para as crianças, todos custeados com recursos públicos.