A Prefeitura de Querência do Norte realizou na última sexta-feira, 10, um ato sobre a campanha “Setembro Amarelo”, que visa a valorização da vida e a prevenção ao suicídio no município. Diversas ações alusivas ao tema serão realizadas durante todo o mês de setembro pelas Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Departamento de Comunicação.
“Serão campanhas educativas, com vídeos sobre o tema, orientações, atividades, como palestras, desenvolvidas pelas secretarias.”, declarou o prefeito Alex Fernandes.
A ação foi realizada na Praça Central Prefeita Drª Rose e contou com o prefeito Alex Fernandes, Secretários, Diretores e demais funcionários.
Realizado desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem como copatrocinadora a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.