A Secretaria Municipal de Educação de Nova Londrina determinou o início das atividades escolares na forma presencial e não presencial síncrona, nas Escolas Públicas Municipais para Maternal I, Maternal II, Ensino Fundamental I e Educação Infantil VI e V no modo híbrido a partir do dia 28 de julho de 2021, seguindo o disposto na Resolução SESA nº 735/2021.
O retorno presencial é facultativo à adesão e concordância das famílias. Os responsáveis que optarem por não enviar os filhos para a escola, o atendimento continuará sendo feito de forma não presencial (remota).
As Escolas e os CMEIs estão sendo monitorados diariamente e continuamente pela Comissão de Biossegurança de cada Escola e CMEI conforme protocolo elaborado de acordo com Resoluções. Qualquer manifestação de contaminação e/ou sintomas por parte da família do aluno, do servidor é imediatamente recomendado a estes dirigirem à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e também é comunicada a Secretaria Municipal de Saúde.
“Isso evidencia que estamos atentos com a situação e ao mesmo tempo há todos os cuidados sanitários, desde a entrada e saída de alunos, servidores nos recintos escolares, aferindo a temperatura, monitorando o distanciamento, utilizando o álcool gel e 70% nos locais externos e nas salas de aulas, além de disponibilizar os EPIs aos servidores e máscaras a todos os alunos conforme os protocolos de cada Instituição.”, declarou a secretária de educação Roseli Cristina Marinotti Vaz.
As aulas estão acontecendo respeitando o mínimo de 1 m de distanciamento e revezamento semanal (quando necessário), transcorrendo com os cuidados sanitários e obedecendo aos protocolos da Comissão.
A Secretaria Municipal, Administração das Escolas e os CMEIs estão propiciando todos os EPIs a todos que estão frequentando os prédios escolares, seguindo rigorosamente o Protocolo de Biossegurança e com isso proporcionando segurança em relação à não transmissão da doença.
“Salientamos que é muito importante o contato entre professor e aluno e que a interação pedagógica nas aulas presenciais é insubstituível para o aprendizado. O retorno ainda não é obrigatório, mas o atual período deve ser utilizado para readaptação à vida escolar. É preciso reconstruir o vínculo com a escola, vivenciar a proximidade real. É um momento importante para recuperar a interação entre alunos, professores e funcionários, e quem perder essa oportunidade enfrentará dificuldades de adaptação ao retorno, à rotina escolar, visto estarmos em meados de setembro”, continuou a secretária.
“Estamos 100% preparados, mantendo todos os cuidados sanitários e higienização de ambientes. Temos compromisso de proporcionar aos nossos alunos um retorno seguro ao seu lugar natural de aprendizagem, que é a escola”, declarou o prefeito Vico Bono.