(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

ÁREAS URBANA E RURAL

Prejuízo causado pela chuva chega a R$ 7 milhões, estima Prefeitura de Paranavaí 

Há mais de 15 pontos com interdição e 14 pontes destruídas parcial ou totalmente. Cidade vive situação de emergência

Além de muito trabalho, a reconstrução dos pontos afetados pelas chuvas intensas que caíram em Paranavaí nos últimos dias vai exigir grande investimento financeiro. Em entrevista ao Diário do Noroeste nesta terça-feira (16), o prefeito Mauricio Gehlen disse que os prejuízos causados pelo evento climático chegam a R$ 7 milhões, segundo estimativa inicial da administração. 

Desde esta segunda-feira (15), equipes da prefeitura estão percorrendo os pontos críticos e levantando a situação no município. “No primeiro momento, ontem cedo, quando nos reunimos com a Defesa Civil, tínhamos uma ideia de um valor. À tarde, quando nós concluímos, andando pelos pontos, a gente quase dobrou o valor”, detalhou. 

O cenário de destruição em vários pontos da cidade, especialmente na área rural, fez o município decidir decretar situação de emergência. O prefeito reiterou que o decreto está sendo preparado e vai permitir obter recursos das esferas estadual e federal para reconstruir o município. 

“Tudo está tramitando com muita inteligência, com muita serenidade, porque nós também temos que ter esse entendimento de que o momento agora é de não nos atrapalharmos, não querer atropelar as coisas, tem que ser tudo muito documentado, porque não pode ser criada uma situação que não existe”, acrescentou. 

Os olhares da administração municipal estão voltados, principalmente, para a área rural, fortemente afetada pela chuva. Gehlen lembrou que há mais de 15 pontos com interdição e 14 pontes destruídas parcial ou totalmente. Felizmente, nenhuma família ficou ilhada, sem conseguir sair ou chegar em casa.

Segundo ele, os técnicos se empenharam em organizar planos de contenção para tentar frear os estragos, já que há previsão de chuva ao menos até esta terça-feira. Os reparos emergenciais possíveis de serem executados já foram iniciados. Ainda nesta segunda, pelo menos três pontos críticos, incluindo uma ponte no Distrito de Piracema, já foram solucionados. 

“Sabemos o tamanho do prejuízo, sim, estamos monitorando tudo isso, fazendo e preparando um decreto de estado de emergência, porque só assim nós poderemos ter recursos muito mais fáceis, e isso nós estamos buscando para poder atender a população”, garantiu. 

Comemoração do aniversário de Paranavaí

A chuva que caiu no fim de semana ainda atrapalhou as comemorações do aniversário de 73 anos de Paranavaí. Os dois principais shows que estavam previstos para ocorrer na Praça dos Pioneiros, com a banda Jota Quest e com a dupla Cezar e Paulinho, precisaram ser adiados. 

Na entrevista desta terça-feira, Gehlen lembrou que as equipes trabalham para encontrar novas datas para as apresentações. “Teremos novas datas, marcaremos isso para comemorar, sim, o aniversário da nossa cidade”. 

Compartilhe: