Mulheres empreendedoras podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) até o dia 15 de junho. O prêmio vem para apoiar o empreendedorismo feminino por meio do reconhecimento de trajetórias de sucesso e da apresentação de histórias como inspiração para que outras possam investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
Ao longo dos últimos 20 anos, o PSMN, que começou em 2004, contabiliza aproximadamente 100 mil inscritas e mais de 200 premiadas. Em 2025, empreendedoras com mais de 18 anos, donas de negócios formalizados até de janeiro de 2024, podem se inscrever até 15 de junho.
Apenas no Paraná, o empreendedorismo feminino engloba cerca de 552 mil mulheres, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, com base no quarto trimestre de 2024.
Ampliação da rede de networking, conquista de prêmios, reconhecimentos, acesso a cursos e aprender como contar sua história são alguns dos pontos que incentivam as participantes do PSMN, segundo a coordenadora de Relacionamento com Clientes do Sebrae/PR, Letícia Monteiro Pimentel.
“Historicamente, vemos menos lideranças femininas e queremos estimular que outras mulheres possam seguir esse caminho, fazendo bem para seu negócio e para a sociedade como um todo. Um reconhecimento que, além da parte de visibilidade, gera força, vontade, segurança”, apontou.
O Prêmio possui cinco categorias para contemplar diferentes negócios liderados por mulheres. Até chegar ao grande prêmio, as empreendedoras passam pela etapa estadual, regional (que neste ano foi ampliada) e, por fim, nacional.
O Paraná, inclusive, possui histórico de sucesso entre as grandes vencedoras. Recentemente, Fabiana Castelari Leme, de Marialva no noroeste do Paraná, conquistou a categoria Produtora Rural no ano passado, além de Maria Cristina Cavassin, de Colombo, primeiro lugar em 2022, como Microempreendedora Individual.
As empreendedoras interessadas em se inscrever devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado na página do PSMN. Diferentemente de anos anteriores, o envio de um vídeo com pitch da candidata não será mais obrigatório, cabendo a ela a decisão de inserir ou não o conteúdo no momento da inscrição.