Data movimenta as lojas e tem gerado altas expectativas nos comerciantes, que apostam em decorações, descontos e novidades para conquistar os clientes
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Decorações chamativas, promoções, parcelamento e descontos especiais. Vale de tudo para atrair o cliente. Especialmente agora, a pouco mais de um mês do Natal, os comerciantes de Paranavaí apostam todas as fichas para conquistar o público e bater as metas do período, considerado o mais importante do ano para o comércio de rua.
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) projeta um crescimento moderado para este ano. Segundo a entidade, a expectativa é que o volume de vendas aumente cerca de 4% em relação ao ano passado. “Esperamos um fluxo maior nas lojas, especialmente nos segmentos de vestuário, brinquedos, eletrônicos e perfumaria”, diz Ed Wilson Baldan Mendes, presidente da Aciap.

Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN
Os preparativos começaram há meses. Elton do Carmo Galindo, proprietário de uma loja de vestuário no Centro de Paranavaí, explica que as discussões acerca do Natal já ocorrem há pelo menos quatro meses. “A gente começou no final de julho, fazendo pedido de tecido. Tem que se preparar porque a gente fabrica [os produtos], então leva um certo tempo para produzir tudo e trazer a melhor qualidade possível”, afirma.
Além de garantir o estoque para suportar a maior demanda, o comerciante aproveitou o período para ouvir os desejos dos clientes e criar soluções que possam agradar. “A gente vai investir em novidade, fazendo uns conjuntos de roupas diferentes que o pessoal falou que não encontrou na cidade. A gente vai apostar nesse diferencial”, revela Galindo.
Este é o momento de criar um ambiente mais atrativo para o consumidor, recomenda a Aciap. Segundo Ed Wilson Mendes, a entidade trabalha com diferentes ações para fortalecer o comércio durante o período natalino.
A tradicional ampliação do horário de atendimento, com as lojas abrindo à noite em dezembro, é uma das estratégias que costumam levar mais clientes aos estabelecimentos.

Foto: Ivan Fuquini
“Neste ano, intensificamos a divulgação da campanha ‘Natal Show de Prêmios’, incentivando a compra nas lojas participantes. Além disso, oferecemos suporte aos lojistas em vários aspectos: horário especial de fim de ano para ampliar o tempo de atendimento ao público; capacitações rápidas voltadas para atendimento, vendas e vitrine”, cita o presidente da Aciap.
Elton Galindo vai experienciar o primeiro Natal como proprietário da loja e tem altas expectativas para o período. “Dezembro é um mês que movimenta a cidade toda. Se Deus quiser, a expectativa é bater metas altas”, concorda.
Ainda de acordo com a Aciap, a projeção é que o faturamento dos lojistas, especialmente dos segmentos naturalmente mais desejados, aumente cerca de 5%. “Esse crescimento pode variar conforme o perfil de cada empresa, mas o cenário geral é positivo”, avalia Mendes.





























