Objetivo do governo do estado é destinar recursos financeiros para municípios de até 100 mil habitantes, caso de todos da Região Noroeste
REINALDO SILVA
Da Redação
Todos os municípios têm problemas com a malha asfáltica, em maior ou menor escala, e as limitações orçamentárias dificultam investimentos na recuperação de ruas e avenidas no perímetro urbano. A constatação é do presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Fabiano Travain, prefeito de Mirador, que avaliou como positivo o programa de recapeamento anunciado na última terça-feira (7) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O pacote de R$ 2 bilhões atenderá aos municípios com até 100 mil habitantes, caso de todos os integrantes da Amunpar. De forma prática, é preciso apresentar os projetos para a Secretaria das Cidades, que libera os recursos. Em seguida, as prefeituras fazem a licitação para o início das obras.
A orientação de Travain é que os prefeitos enviem os projetos o mais rapidamente possível, para que consigam a verba ainda este ano. “O governo tem pressa para ajudar os municípios.” Como 2026 será ano eleitoral, a liberação de dinheiro do governo do estado requererá, obrigatoriamente, contrapartida financeira das prefeituras.

Foto: Ivan Fuquini
Na avaliação do presidente da Amunpar, a revitalização asfáltica garante benefícios em diferentes aspectos. “Gera mais conforto e segurança para a população, com menos risco de acidentes e menos desgaste do veículo”, pontua.
Além disso, a cidade fica mais bonita e os moradores, satisfeitos. Como destaca Travain, quando ruas e avenidas estão em boas condições, a área urbana ganha valorização e se torna mais atrativa para novos investimentos, o que gera desenvolvimento.

Foto: Ivan Fuquini
Ao anunciar a disponibilidade de recursos, Ratinho Junior afirmou: “Esses R$ 2 bilhões são fruto de um decreto assinado em maio, para economizar esse montante em custeio. Fizemos cortes expressivos para chegar aqui e entregar esse recurso aos prefeitos e prefeitas do Paraná”.
Proporcionar o crescimento dos municípios, acrescentou o governador, é a missão mais importante da administração pública, “porque é nas cidades que as pessoas vivem, trabalham e buscam a sua felicidade”.