REINALDO SILVA
Da Redação
O prefeito de Mirador, Fabiano Travain, tem um grande desafio pela frente: fortalecer a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Eleito presidente da entidade por aclamação no dia 5 de dezembro do ano passado, ele tomou posse oficialmente na manhã desta quinta-feira (23) em cerimônia prestigiada por autoridades e lideranças de toda a região.
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, chefes de núcleos regionais do governo do estado e servidores públicos estiveram presentes no evento.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Também participaram o presidente eleito da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, os deputados estaduais Leônidas Fávero Neto e Adriano José e o secretário de estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, além dos superintendentes da Casa Civil Júnior Weiller (Apoio aos Municípios) e Rogério Lorenzetti (Promoção do Equilíbrio Regional).
De acordo com o estatuto da Amunpar, o prazo limite para a posse é 15 de fevereiro. Independentemente da data escolhida para a solenidade oficial, os trabalhos de Travain já começaram.
Ele fez um levantamento das principais demandas dos municípios que compõem a Amunpar e as elencou em um ofício entregue a Alexandre Curi.
Apontou algumas necessidades urgentes, como a revisão do sistema de avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que aprovou com ressalvas ou reprovou a prestação de contas de várias prefeituras por questões técnicas e não necessariamente por irregularidades.
Da mesma forma, Travain citou a perda de arrecadação. A falta de profissionais para áreas burocráticas, disse ele, compromete a organização das finanças, especialmente em relação a taxas, tributos e impostos.
O presidente da Amunpar aproveitou a oportunidade para agradecer aos demais prefeitos da Região Noroeste, que confiaram a ele a missão de presidir a entidade.
DECLARAÇÕES – Futuro presidente da Alep, Alexandre Curi ressaltou a característica municipalista que o acompanha desde que assumiu, pela primeira vez, uma cadeira como deputado estadual, em 2003. “Estou presente nas cidades, sou resolutivo e entendo como as coisas acontecem, especialmente nos menores municípios.”
Nesse sentido, participar da solenidade de posse da Amunpar reforça “o compromisso que a Assembleia Legislativa com os municípios da região”. “Vamos estar muito perto para ajudar a promover qualidade de vida para as pessoas que moram nessas cidades.”
O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, falou em nome do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Essa região tem total importância e prioridade nos projetos do governo do estado.”
As demais autoridades também se manifestaram sobre a relevância da Amunpar tanto pela força política quanto na condição de instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico.