REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Otávio Henrique Grendene Bono (Vico), propôs a formação de um “banco de projetos” para a região. Contaria com profissionais de diferentes áreas de atuação, por exemplo, engenharia e arquitetura, e atenderia demandas apresentadas pelas prefeituras.
A contratação seria por processo seletivo simples e caberia à equipe técnica elaborar propostas voltadas para o desenvolvimento econômico dos 28 municípios. Os custos estariam incluídos nos valores repassados mensalmente à Amunpar.
Vico Bono disse que seguiria os modelos adotados pelo Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), que reúne 12 municípios, e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), com 18 integrantes.
As prefeituras também teriam acesso a serviços de consultoria e assessoria, além de capacitações.
Prefeito de Nova Londrina, Vico Bono assumiu a presidência da Amunpar nesta sexta-feira (10), em cerimônia concorrida. Até então, a função era desempenhada por Julio Leite, de Terra Rica.
A solenidade foi prestigiada por prefeitos, vereadores e secretários municipais de toda a Região Noroeste. Também estiveram presentes os deputados Tião Medeiros (federal) e Márcio Nunes (estadual); o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o presidente do Comafen, José Aparecido da Silva, prefeito de Marilena; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar), Freonízio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí; e o presidente do Cica, Fabiano Travain, de Mirador.
Outras propostas – Em entrevista ao Diário do Noroeste, o presidente da Amunpar disse que é preciso atrair novos investimentos privados para os municípios do Noroeste, o que requer condições favoráveis para a instalação de empresas, seja com infraestrutura adequada, seja com incentivos fiscais.
O primeiro passo é fazer um amplo levantamento em toda a região e identificar as principais deficiências. Com o diagnóstico em mãos, será possível apontar caminhos para os municípios e que áreas deverão aprimorar – infraestrutura, saneamento, saúde, educação etc.
A etapa seguinte consiste em criar planos de ação, elaborar projetos e buscar recursos públicos nas esferas estadual e federal.
Vico Bono defendeu a construção de uma rodovia ligando os municípios banhados pelos rios Ivaí e Paraná, desde Japurá até Querência do Norte. “O asfalto dá condições para quem quer investir e estimula o turismo e o desenvolvimento econômico.”
Os avanços pretendidos só serão alcançados se houver união dos prefeitos da Amunpar. Por isso, Vico Bono tem investido esforços para trazer de volta aqueles que se afastaram. “Em uma conversa com o governador em busca de recursos, se eu estiver sozinho não tenho força, mas se todos estiverem juntos, temos mais chances de conseguir.” O argumento foi ratificado pelo prefeito de Santa Isabel do Ivaí.
Declarações – O deputado federal Tião Medeiros declarou: “Temos desafios comuns. Com união e organização temos condições de avançar”. Citou a duplicação da BR-376, de Paranavaí até a divisa com Mato Grosso do Sul, e a construção da ponte ligando os dois estados. Incentivou os prefeitos a buscarem o apoio financeiro da Itaipu, que será presidida pelo maringaense Ênio Verri.
Medeiros aproveitou a ocasião para agradecer pelo apoio que recebeu durante a campanha eleitoral de 2022 que o levou à Câmara dos Deputados. “E a melhor forma de agradecer é trabalhar.”
O deputado estadual Márcio Nunes também destacou a votação expressiva que alcançou nos municípios do Noroeste e garantiu que agora tem responsabilidades dobradas com a região.
O presidente do IAT disse que a Amunpar reúne o maior número de prefeituras com problemas importantes relacionados ao meio ambiente e se colocou à disposição para buscar soluções práticas.
Cica – A mesma cerimônia que deu posse a Vico Bono oficializou o prefeito de Mirador como presidente do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental. Fabiano Travain havia assumido o cargo depois que o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), renunciou, em meados de 2022. No final do ano foi eleito para a gestão 2023.
Travain disse que o ano será de avanços na questão ambiental, o que será possível a partir da busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
Uma das questões mais urgentes é eliminar os lixões a céu aberto e investir nos aterros sanitários. Apenas três municípios que integram o Cica contam com espaço adequado para o descarte de resíduos sólidos, Paranavaí, Amaporã e Santo Antônio do Caiuá.
Já tramitam as documentações para que os aterros sanitários tenham gestão consorciada, sob responsabilidade do Cia. Significa que outros municípios poderão fazer o descarte, desde que ofereçam compensações.
Balanço – O prefeito de Terra Rica fez um breve balanço do trabalho que desempenhou à frente da Amunpar ao longo de dois anos. “Tive um mandato muito bom, trabalhei em harmonia e com responsabilidade. Tenho certeza que de alguma forma pude contribuir com os prefeitos e a região”, disse Julio Leite.
Ele desejou boa sorte ao novo presidente e fez elogios. “Vico é um prefeito de alto nível.” Por fim, agradeceu os demais integrantes da Amunpar: “Obrigado pela oportunidade de representá-los”.
Comentários 0