Uma das medidas será o gabinete itinerante para reuniões nos bairros a cada 15 dias. Objetivo é mostrar o trabalho e ouvir as reivindicações da população
ADÃO RIBEIRO
adao@diariodonoroeste.com.br
Eleito para o seu primeiro mandato de vereador em Paranavaí, o escrevente de cartório Carlos Augusto Pereira de Lima, 40 anos, conquistou a presidência da Câmara numa escolha por aclamação dia 1º de janeiro, logo após a posse. Em entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste na última quarta-feira (8), o político do Novo promete algumas mudanças na gestão da Casa. Uma delas é a instituição do gabinete itinerante nos bairros para ouvir a população a cada 15 dias. A ideia é que a população conheça o trabalho e opine, fazendo parte das decisões. O presidente falou ainda de temas sensíveis como a necessária reforma e adequação do prédio da Câmara, as demandas do centro comercial da cidade, o problema dos alagamentos em dias de chuva e a relação com o Poder Executivo e fez uma promessa: total transparência nas ações.
Indagado pela reportagem, Carlos Augusto antecipa que já pediu estudos sobre as condições físicas da Casa de Leis e vem conversando com a equipe. Ele entende que é preciso um espaço adequado para vereadores e assessores exercerem os trabalhos, bem como um ambiente funcional para a equipe de servidores concursados. Aliás, sobre os funcionários de carreira, o presidente faz uma série de elogios, reconhecendo a importância da equipe.
MELHORIAS – Nos últimos dois anos, a Câmara devolveu ao Poder Executivo em forma de sobras, R$ 1.581.444,11 do seu orçamento, fruto da política de contenção de gastos e investimentos. Carlos Augusto entende que é possível fazer melhorias, sem perder de vista o princípio de economicidade e bom uso dos recursos públicos.
No contexto da valorização do Poder e do cuidado estão incluídos os trâmites burocráticos que, se por um lado geram menos agilidade, por outro garantem o bom uso do dinheiro público.
Enquanto busca adequações no prédio atual, o presidente defende a construção do novo Centro Cívico, já em andamento e que deve abrigar também as instalações da Câmara. No entanto, trata-se de uma obra de médio e longo prazos. Enquanto isso, é preciso criar condições para o bom funcionamento na estrutura atual.
Sendo assim, após análise, deverão ser feitas adequações pontuais para que a Casa funcione. Carlos Augusto exemplifica que durante a cerimônia de posse o ar-condicionado parou de funcionar, gerando desconforto para a população que foi cedo no dia 1º de janeiro participar da solenidade pública. A temperatura naquele dia passou dos 30 graus.
PRIMEIROS ATOS – Nesta semana, os vereadores votaram em reuniões extraordinárias, o projeto de lei que adequou o número de assessores parlamentares para o novo formato da Casa. No quadro estavam previstas dez vagas, o que não contempla a ampliação do Poder Legislativo ocorrida em 2023, quando o número de cadeiras passou de 10 para 15. Entre os primeiros atos da atual legislatura foram constituídas as comissões temáticas que analisam os projetos e dão pareceres sobre os variados temas.
INFRAESTRUTURA – Paranavaí tem alguns desafios imediatos na área da infraestrutura. Uma delas é o constante alagamento em dias de chuvas. Pontos centrais como a Avenida Paraná, a Rua Rio Grande do Norte e outros trechos ficam tomados pela água da chuva, dificultando o funcionamento das empresas e o fluxo do trânsito. O presidente diz que vem conversando sobre o tema e que a Secretaria de Infraestrutura busca soluções imediatas. Desse diálogo, analisa, sairão soluções importantes para amenizar os problemas. A Câmara está aberta para colaborar.
Na mesma linha, Paranavaí precisa redimensionar as ruas e avenidas, sobretudo as de acesso. A reestruturação da Avenida Heitor Furtado, por exemplo, está na ordem do dia Poder Executivo, bem como a interligação das regiões da cidade por uma via perimetral. O Legislativo está pronto para debater e buscar soluções conjuntas, sintetiza, concordando que é momento de somar forças para promover as melhorias.
CENTRO DA CIDADE – O debate sobre a área central da cidade também tem ganhado força. Uma revitalização está no horizonte do Executivo buscando o fortalecimento, já que se trata de uma área que gera riquezas e empregos. Na mesma direção, Carlos Augusto propõe o debate para a busca de soluções criativas que deem novo impulso à região.
Um tema sensível é o valor do aluguel de prédios comerciais, o que muitas vezes inviabiliza pequenas empresas. Na contramão dessa constatação, há edificações fechadas, ou seja, sem uso. O presidente defende a total liberdade das relações comerciais, incluindo a venda de produtos e os próprios aluguéis. Ainda assim, se dispõe a debater mecanismos legais que eventualmente contribuam para a melhoria do centro comercial, sempre na perspectiva da liberdade econômica.
Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o prefeito Mauricio Gehlen também falou da necessidade de adotar medidas de fortalecimento da área central e considerou natural a implantação futura de um novo centro, bem como a busca de mais atrativos para o atual espaço de compras e passeio. Carlos Augusto sugere a participação dos empresários e do poder público neste debate.
MATURIDADE POLÍTICA – Sobre política, o presidente considera que a cidade vive um momento ímpar em termos de representatividade. Conta com um deputado estadual (Doutor Leônidas), com um federal (Tião Medeiros). Também o prefeito Mauricio Gehlen é aliado do governador Ratinho Junior e pertence ao mesmo partido.
No plano municipal, a chapa fez a maioria absoluta da Câmara – 13 das 15 cadeiras. Sem contar que há diálogo permanente envolvendo toda a casa, independentemente de partido. Esse conjunto oportuniza sonhar com grandes conquistas, entende o legislador, que aposta na experiência e na competência comprovadas das lideranças.
Olhando para 2026, quando haverá eleições, Carlos Augusto defende o amplo diálogo, entendendo que a cidade pode manter e até ampliar a representatividade. O presidente concorda que é preciso ouvir todos os agentes políticos, procurando identificar a vontade e viabilidade eleitoral de cada um.
Paralelamente, é preciso envolver a região no debate, já que o Noroeste precisa se desenvolver por inteiro. Soma-se a tudo isso o respeito aos parlamentares e outras lideranças que, mesmo não tendo o domicílio local, atuam na defesa de Paranavaí e demais cidades da região.
Ainda sobre política, Carlos Augusto confirma o bom trânsito com o Poder Executivo, mas ressalta que os poderes são independentes e, dessa forma, farão os trabalhos, atuando juntos na defesa do povo e, ao mesmo tempo, cada um exercendo as próprias funções. No caso da Câmara, a proposição de leis, a apreciação dos projetos do Executivo e a fiscalização das ações.
O novo presidente da Câmara também fala sobre a importância da família, a fé, a religião, a dedicação ao trabalho e a necessidade de ser honesto na vida e, sobretudo, no serviço público.
Durante a visita ao Diário do Noroeste o presidente estava acompanhado do também vereador Mauricio Miranda (Agir). Entrevista realizada na manhã de quarta-feira, 8 de janeiro. Integram a mesa diretora da casa o vice-presidente Antonio Marcos Sampaio, a 1ª secretária Ivany Azevedo e o 2º secretário Gabriel Luiz.