(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Carlos Augusto Pereira de Lima: “Jornalistas e escritores do amanhã sairão daqui”
Foto: Ivan Fuquini
Carlos Augusto Pereira de Lima: “Jornalistas e escritores do amanhã sairão daqui” Foto: Ivan Fuquini

APRENDER PELAS PALAVRAS

Presidente da Câmara de Vereadores destaca leitura como ato de cidadania

“Quando viajamos na leitura, chegamos a lugares inimagináveis.” As palavras do presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Carlos Augusto Pereira de Lima, vão além da constatação sobre a importância de ler; servem também de incentivo para quem busca conhecimento. A leitura proporciona descobertas, aprendizados, transformações, crescimento.

Lima participou na premiação do projeto Semeando Leitores na última quinta-feira (4) e falou sobre o desafio de incentivar nas crianças o hábito de ler. “Infelizmente, temos percebido nos tempos contemporâneos que a leitura tem ficado um pouquinho de lado. Tudo é muito rápido, muito célere.”

O uso de equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets e telefones celulares, invade os momentos de lazer, ocupa o tempo e o espaço, afasta do contato com livros. Nesse sentido, disse o presidente da Câmara, ações que valorizam as práticas de ler e escrever ganham grande relevância.

Essa é a proposta do Semeando Leitores, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Diário do Noroeste e a Secretaria de Educação de Paranavaí. A iniciativa foi classificada pelo parlamentar como “sensacional” e de “extrema importância”. Na avaliação de Lima, a participação das crianças, dos familiares e das equipes pedagógicas das escolas dá o tom de brilhantismo da iniciativa.

Através da leitura, as crianças também são inseridas no processo de formação cidadã, que, inclusive, é uma das frentes de trabalho da Câmara de Vereadores. Ao inserir as crianças no contexto das políticas públicas, elas se envolvem mais, demonstram mais interesse e conseguem falar sobre diferentes assuntos.

“É uma forma que a criança tem para abrir os horizontes e entender melhor essa importância da leitura, importância da política, importância do civismo, da política como um todo. A gente tem uns ‘feedbacks’ muito interessantes”, disse o presidente. Isso é semear o futuro, complementou.

Ao se dirigir às crianças durante a cerimônia de premiação do projeto Semeando Leitores, Lima revelou a esperança que cresce junto com as crianças: “Jornalistas e escritores do amanhã sairão daqui”.

Fonte: Reinaldo Silva - Da Redação

Compartilhe: