(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMEÇA HOJE

Presidente da Fundação Cultural destaca atrações do Femup em Paranavaí

Abertura será neste domingo (9). O encerramento está previsto para o domingo (16) com o grande show de Nando Reis

ADÃO RIBEIRO

Da Redação

Um show do Trio Crisálida neste domingo, às 18 horas, na Praça dos Pioneiros, abre o 60º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), destacado como o mais longevo do Brasil neste formato e sem interrupções. Durante oito dias, haverá uma série de atrações, culminando com o show de Nando Reis, no domingo, 16. Para falar sobre as atividades do Femup e outros assuntos envolvendo arte e cultura, o Diário do Noroeste recebeu Rafael Torrente, presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, que concedeu entrevista exclusiva na última quinta-feira (6). 

A Barriguda, o cobiçado troféu do Femup

Sobre a trajetória do Femup, Torrente complementa que houve uma pesquisa cuidadosa feita pelo artista e agente cultural Tavinho Lima que não encontrou um evento com tais características e realizado há tanto tempo no País. Portanto, trata-se do festival mais longevo do Brasil, comemora o presidente.

Ele aproveita o momento de festa para sugerir que o Femup, já referência no mundo das artes, se popularize a cada dia, ganhando mais projeção estadual e nacional.

Neste ano a grande novidade foi a chegada do Femup Jovem, envolvendo os estudantes paranavaienses. Em alguma medida, uma volta às origens, diz Torrente, lembrando que o festival começou a partir do movimento de estudantes na década de 1960. Mobilizar os jovens é uma forma de garantir a realização do evento pelas décadas que virão. Paralelamente, a cidade realiza também o Femupinho com as crianças, já consolidado.

Na praça – Formato testado e aprovado pela população, o Femup na Praça dos Pioneiros ganha um caráter mais democrático, com ampla participação, diz o presidente. Torrente detalha que na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, haverá leitura dramatizada dos contos premiados e um bate-papo com autores, a partir das 9h30. Na noite de sexta-feira, apresentações de músicas e poesias com a entrega do Troféu Barriguda. No sábado, a partir das 14h30, a Tarde Literária com lançamento coletivo de livros, seguido das apresentações musicais, poesias e entrega dos troféus.

No domingo, grande encerramento a partir das 17h30 com os shows de 43duo e Gralha Azul, seguidos da aguardada apresentação de Nado Reis. A orientação é que as pessoas cheguem com antecedência e possam se acomodar com tranquilidade. A Guarda Municipal e outros profissionais trabalharão para garantir a segurança da comunidade, informa o presidente.

O início – A história do Femup começou com o professor Gomes da Silva, que, em 1966, promoveu um curso de oratória para seus alunos. Inspirados, os estudantes propuseram uma “noite de arte”, que rapidamente evoluiu para o que conhecemos hoje como o Festival de Música e Poesia. O primeiro evento ocorreu no dia 12 de maio, com a ideia do professor de incorporar o nome “festival” por sugerir um momento de festa e alegria.

Ao longo dos anos, o Femup evoluiu. Em 1968, adicionou o Concurso Literário de Contos à sua programação. Em 1973, a música clássica foi substituída por música popular, ampliando ainda mais o leque de atrações. Atualmente, o festival é conhecido nacionalmente por sua diversidade e pela qualidade das obras apresentadas.

Rafael Torrente concedeu entrevista ao Diário do Noroeste

Atualmente, o Femup concede 56 premiações em diversas modalidades, reconhecendo o talento de artistas de todo o Brasil, incluindo aqueles que vivem no exterior.

Confira a programação completa:

9/11 – Domingo

18h – Abertura da Semana do Femup

Show musical com Trio Crisálida (Jacqueline Cardoso, Rafaela Machado e Josias de Oliveira – acordeon)

13/11 – Quinta-feira

19h30 – 13º Femupinho

Crianças da rede municipal e privada declamam poesias e cantam músicas autorais.

14/11 – Sexta-feira – Primeiro dia do Femup

9h30 – Leitura dramatizada dos contos premiados e bate-papo com os autores

20h – Primeira noite de apresentações – músicas, poesias e entrega do Troféu Barriguda

15/11 – Sábado – Segundo dia do Femup

9h30 – Leitura dramatizada dos contos premiados e bate-papo com os autores

14h30 – Tarde Literária: lançamento coletivo de livros

20h – Segunda noite de apresentações – músicas, poesias e entrega do Troféu Barriguda

16/11 – Domingo – Encerramento

A partir das 17h30 – shows de 43duo e Gralha Azul, seguidos do show nacional de Nando Reis, celebrando o encerramento da 60ª edição do Femup.

Compartilhe: