(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Anderson Donizete: “Recebeu uma notícia que parece duvidosa, que não conhece a fonte? Não compartilhe, não faça a disseminação”
Foto: Thiago Maia
Anderson Donizete: “Recebeu uma notícia que parece duvidosa, que não conhece a fonte? Não compartilhe, não faça a disseminação” Foto: Thiago Maia

FAKE NEWS

Presidente da OAB Paranavaí destaca que liberdade de expressão não justifica crimes contra a honra

Anderson Donizete conversou com o Diário do Noroeste sobre o episódio de notícias falsas envolvendo o prefeito Mauricio Gehlen e o fotógrafo Cauê Harfuch

REINALDO SILVA

Da Redação

Criar e disseminar notícias falsas que firam a honra de outra pessoa é crime. A depender do conteúdo, a prática pode ser considerada como calúnia, injúria ou difamação, passível de responsabilização judicial tanto civil como criminalmente. A explicação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Paranavaí, Anderson Donizete, que conversou com o Diário do Noroeste sobre o episódio envolvendo o prefeito Mauricio Gehlen e o fotógrafo Cauê Harfuch.

O assunto ganhou repercussão rapidamente, sendo compartilhado em grupos de mensagens e diferentes plataformas digitais.

Em casos como esse, disse Donizete, as consequências para os ofensores são graves, cabendo, sim, indenização por danos morais às vítimas, e também a familiares e outras pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente.

Sobre essa situação específica, o presidente da OAB Paranavaí manifestou preocupação com os impactos da notícia falsa na imagem da instituição pública, referindo-se ao Poder Executivo municipal, fundamental para a execução de políticas voltadas à população.

Na perspectiva do uso das redes sociais para espalhar as chamadas fake news, Donizete enfatizou: “A internet não é uma terra sem leis. Há legislações para prevenir questões dessa natureza e punir”.

A orientação para os usuários de grupos de mensagens e outras mídias digitais de relacionamento é: “Recebeu uma notícia que parece duvidosa, que não conhece a fonte? Não compartilhe, não faça a disseminação”.

Em contraponto ao argumento da liberdade de expressão para compartilhar conteúdos e tecer comentários, não importa quais sejam, o presidente da OAB Paranavaí afirmou: “Liberdade de expressão não pode ser confundida com calúnia e difamação. Se há maldade, se há ofensa, não existe brincadeira, não existe só ‘zoeira’. É crime do mesmo jeito”.

Compartilhe: