(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

NOROESTE

Presidente de Itaipu apresenta a prefeitos da Amunpar possibilidades de investimentos

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, conversou com prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e apresentou possibilidades investimentos em projetos ambientais, de infraestrutura e de promoção do desenvolvimento sustentável. O encontro foi em Paraíso do Norte.

Durante a visita técnica na tarde desta sexta-feira (12), Verri explicou como as prefeituras devem proceder para solicitar recursos financeiros da empresa binacional e apontou caminhos para tornar mais célere o processo de análise e aprovação dos projetos.

Consórcios e associações municipais têm mais chances do que prefeituras individualmente de concretizar convênios ainda este ano. Por isso, sugeriu que a Amunpar e os consórcios regionais encontrem demandas comuns e elaborem projetos que incluam todos os municípios. “É mais fácil de encaminhar, avaliar e fiscalizar”, afirmou Verri, o que torna a aplicação mais viável.

Entram na lista de ações e investimentos de Itaipu Binacional construções e reformas de terraços, pavimentação asfáltica e adequação de estradas, recuperação e proteção de nascentes, aquisição de equipamentos de gestão de resíduos e implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica.

De acordo com o presidente da binacional, antes os recursos eram destinados prioritariamente a municípios da Região Oeste, pela localização da empresa, em Foz do Iguaçu. A mudança de política de distribuição de recursos se deve ao entendimento do Governo Federal que Itaipu é paranaense, portanto deve atender os 399 municípios.

O presidente da Amunpar, Otávio Grendene Bono, prefeito de Nova Londrina, apontou uma das principais demandas ambientais, a estruturação dos aterros sanitários. Outra necessidade é a pavimentação de estradas rurais, especialmente em áreas próximas aos rios. A vinda de Enio Verri ao Noroeste, avaliou, demonstra a preocupação com o desenvolvimento da região.

O prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzotto, anfitrião, ressaltou que o Noroeste é um dos setores mais pobres do Paraná e necessita de investimentos em diferentes áreas, inclusive ambiental e energética. Sugeriu que os municípios se unam para a elaboração de um só projeto voltado para a pavimentação de estradas rurais em blocos sextavados, outra demanda importante.

A vinda de Enio Verri para a região foi defendida em diversas ocasiões pelo deputado federal Tião Medeiros, que participou do encontro na tarde de ontem. Disse que o gesto demonstra atenção especial com os municípios do Noroeste. “Sinal claro de que a Itaipu se preocupa com o Paraná.”

Para o deputado estadual Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, s visitas do presidente aos municípios promovem integração da binacional com todas as regiões e fortalecem o compromisso social da empresa com o desenvolvimento. O papel de Verri nesse processo também foi destacado pelo parlamentar: “Alguém que conhece o Paraná e conhece o Noroeste”.

Compartilhe: