REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, conversou com prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e apresentou possibilidades investimentos em projetos ambientais, de infraestrutura e de promoção do desenvolvimento sustentável. O encontro foi em Paraíso do Norte.
Durante a visita técnica na tarde desta sexta-feira (12), Verri explicou como as prefeituras devem proceder para solicitar recursos financeiros da empresa binacional e apontou caminhos para tornar mais célere o processo de análise e aprovação dos projetos.
Consórcios e associações municipais têm mais chances do que prefeituras individualmente de concretizar convênios ainda este ano. Por isso, sugeriu que a Amunpar e os consórcios regionais encontrem demandas comuns e elaborem projetos que incluam todos os municípios. “É mais fácil de encaminhar, avaliar e fiscalizar”, afirmou Verri, o que torna a aplicação mais viável.
Entram na lista de ações e investimentos de Itaipu Binacional construções e reformas de terraços, pavimentação asfáltica e adequação de estradas, recuperação e proteção de nascentes, aquisição de equipamentos de gestão de resíduos e implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica.
De acordo com o presidente da binacional, antes os recursos eram destinados prioritariamente a municípios da Região Oeste, pela localização da empresa, em Foz do Iguaçu. A mudança de política de distribuição de recursos se deve ao entendimento do Governo Federal que Itaipu é paranaense, portanto deve atender os 399 municípios.
O presidente da Amunpar, Otávio Grendene Bono, prefeito de Nova Londrina, apontou uma das principais demandas ambientais, a estruturação dos aterros sanitários. Outra necessidade é a pavimentação de estradas rurais, especialmente em áreas próximas aos rios. A vinda de Enio Verri ao Noroeste, avaliou, demonstra a preocupação com o desenvolvimento da região.
O prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzotto, anfitrião, ressaltou que o Noroeste é um dos setores mais pobres do Paraná e necessita de investimentos em diferentes áreas, inclusive ambiental e energética. Sugeriu que os municípios se unam para a elaboração de um só projeto voltado para a pavimentação de estradas rurais em blocos sextavados, outra demanda importante.
A vinda de Enio Verri para a região foi defendida em diversas ocasiões pelo deputado federal Tião Medeiros, que participou do encontro na tarde de ontem. Disse que o gesto demonstra atenção especial com os municípios do Noroeste. “Sinal claro de que a Itaipu se preocupa com o Paraná.”
Para o deputado estadual Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, s visitas do presidente aos municípios promovem integração da binacional com todas as regiões e fortalecem o compromisso social da empresa com o desenvolvimento. O papel de Verri nesse processo também foi destacado pelo parlamentar: “Alguém que conhece o Paraná e conhece o Noroeste”.