ADÃO RIBEIRO
Presidente do PSD em Paranavaí, o contabilista Aryldo Zoccante Cardoso visitou a redação do Diário do Noroeste nesta terça-feira. Ele falou sobre a perspectiva eleitoral para este ano. Aposta na vitória do governador Ratinho Júnior na corrida pela reeleição já no primeiro turno. No cenário local, acredita na viabilidade do candidato do partido para deputado estadual – ex-prefeito Rogério Lorenzetti.
Reiterando grande confiança na vitória de Ratinho Júnior, adverte que é preciso manter o engajamento. Ele integra a coordenação regional ao lado do industrial Mauricio Gehlen e de Eduardo Casagrande, ex-chefe regional da Casa Civil.
Sobre eventuais críticas por conta da ausência física do governador em alguns momentos, Zoccante opina que Ratinho se faz presente todos os dias com obras estruturantes, sobretudo, nas áreas de saúde e habitação, entre outras.
O contabilista cita o programa habitacional que garantiu o valor da entrada para os mais carentes na aquisição da casa própria. O Governo subsidia com R$ 15 mil, facilitando o acesso à casa própria, já que a Caixa financia até 80% do valor do imóvel.
Por outro lado, analisa, os mais de dois anos de pandemia trouxeram prejuízos para todos os países e para o Brasil. Ainda assim, o Paraná foi referência, dando respostas rápidas para a população, aportando recursos na saúde, na assistência social e em outras áreas para garantir a segurança da população. Na saúde, o Governo deu assistência aos municípios, inclusive na contratação de médicos e de outros profissionais.
Sobre a campanha, antecipa que a movimentação poderá ser sentida a partir deste dia 7 de setembro, com as equipes desenvolvendo ações coordenadas nas ruas. Cita que o orçamento é pequeno e a campanha deve atingir os 399 municípios paranaenses.
Política – Questionado sobre a representação política do Extremo Noroeste em eventual novo governo, Aryldo Zoccante pondera que se trata de uma região com pouco volume de votos. Ainda assim, o PSD tem o compromisso de contemplar o Noroeste.
Um caminho é a Assembleia Legislativa. Ele calcula que o candidato do PSD, Rogério Lorenzetti, tem plenas condições de se eleger, já que o partido deve fazer pelo menos 16 cadeiras e o Governo pode formar seu grupo de secretariado com três ou quatro postulantes, o que abriria espaço efetivo para a região. Ele cita consultas internas que colocam Lorenzetti entre os 11 mais votados no partido.
Vislumbrando o cenário para 2024, quando haverá eleição para prefeito e vereadores, o presidente partidário antecipa que vai organizar a sigla para apresentar chapa completa para a Câmara e participar ativamente da disputa pela Prefeitura.
Câmara – Outro tema sensível e que precisará de um olhar cuidadoso da classe política é o número de vereadores de Paranavaí. Aryldo Zoccante pensa que o formato atual com apenas dez cadeiras é insuficiente para boa atividade parlamentar. Ele defende que sejam 15 cadeiras, sem aumento de custos para o Legislativo. O modelo atual, insiste, dificulta o trabalho do vereador de fiscalizar, propor leis e ouvir a comunidade, sem contar que limita o debate.
Sobre o mandato do atual prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), Zoccante descartou críticas pessoais. Ainda assim, avalia que falta planejamento de longo prazo e defende um governo mais afinado com a opinião das pessoas reais e menos com o “mundo virtual”.