(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REGIÃO NOROESTE

Presidente eleito da Amunpar destaca a necessidade de investimentos em saúde

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). A decisão, por aclamação, foi no último sábado (17) e a solenidade de posse está prevista para 3 de fevereiro de 2023 e a gestão terá duração de um ano, com possibilidades seguidas de reeleição. Vico, como é popularmente conhecido, assumirá o cargo até então ocupado pelo prefeito de Terra Rica, Julio Leite.

Ao Diário do Noroeste, o presidente eleito disse que tem importantes desafios pela frente. Ressaltou a necessidade de buscar junto ao Governo do Estado mais investimentos para a saúde, elencando consultas e cirurgias como as grandes prioridades. “As especialidades são o principal gargalo.” Vico avaliou como ponto nevrálgico a falta de profissionais para atender a demanda do Noroeste do Paraná. Citou como exemplos as áreas de neurocirurgia e neuropediatria. A intenção é buscar novos recursos junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O prefeito de Nova Londrina defendeu a descentralização dos atendimentos hospitalares e disse que tão importante quanto investir na Santa Casa de Paranavaí é garantir o pleno funcionamento do Santa Catarina de Loanda. A microrregionalização reduz custos para os municípios e garante mais celeridade ao Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como resultado o conforto dos pacientes.

Sobre a infraestrutura rodoviária, Vico questionou a instalação de uma praça de cobrança de pedágio em Guairaçá. Na opinião do presidente eleito da Amunpar, a medida só se justificaria com a duplicação da BR-376 de Paranavaí até a divisa com Mato Grosso do Sul.

As condições de trafegabilidade têm influência direta em outra atividade que movimenta a economia do Noroeste do Paraná. Vico falou da importância de fortalecer o turismo regional e garantir que o setor gere cada vez mais empregos. Praias de água doce são os principais atrativos, mas há também turismo religioso, de negócios, agroecológico e esportivo, para citar algumas modalidades.

O presidente eleito da Amunpar falou ainda sobre ampliar a representatividade da região na Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ligada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A AMP lidera o movimento municipalista estadual e oferece serviços de consultoria e assessorias nas áreas jurídica e tributária, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais.

Vico Bono reconheceu que pode haver dificuldades para os municípios, afinal serão novas gestões nos governos federal e estadual. As mudanças poderão comprometer investimentos e repasses, ainda que no caso do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior tenha sido reeleito. De qualquer forma, disse o prefeito de Nova Londrina, as transferências legais serão mantidas.

Mesmo com as possíveis restrições, garantiu que está otimista e apostou na união dos prefeitos, evidente com a formação de apenas uma chapa para concorrer à presidência da Amunpar, e na força política do Noroeste em busca de resultados cada vez melhores.

Compõem a diretoria da Amunpar, ao lado de Vico Bono: Fabiano Travain, de Mirador, na primeira vice-presidência; Neila de Fátima Fernandes, de São Pedro do Paraná, na segunda vice-presidência; José Luiz Santos, de São Carlos do Ivaí, na secretaria técnica; Mauro Lemos, de Amaporã, na secretaria administrativa; Francisco Antônio Boni, de Santa Cruz de Monte Castelo, como conselheiro junto à AMP; e Carlos Henrique Rossato Gomes, de Paranavaí, na presidência do Conselho Fiscal.

Também no sábado foi eleita a presidente da Associação das Primeiras-Damas do Noroeste do Paraná (Apridanorpa), Livia Beatriz Ravache, primeira-dama de Nova Londrina.

Compartilhe: