Morreu na manhã desta quarta-feira (14) o prestigiado narrador de esportes de Paranavaí Jáber Felippe, aos 84 anos de idade. De acordo com a família, o locutor e empresário tratava de um câncer há pelo menos 6 meses.
Ele deixa quatro filhos, 14 netos e três bisnetos. A cerimônia de despedida aconteceu no mesmo dia na Capela do Prever de Paranavaí. O corpo será cremado nesta quinta (15) em Maringá.
Jáber era irmão de Rubens Felippe, ex-prefeito de Paranavaí, e tio de José Augusto Felippe, também ex-prefeito da cidade. Nasceu em São Sebastião do Paraíso, cidade de Minas Gerais. Chegou a Paranavaí em 1952. Na infância, treinou nas categorias de base do Atlético Clube Paranavaí – ACP.
Em 1956 Jáber Felippe recebeu um convite para fazer a página de esportes do Diário do Noroeste. Estreou no jornal com a manchete “Show dos Diabos Rubros no Paraíso”, numa alusão à vitória do ACP em Paraíso do Norte.
Mas foi no rádio que Felippe se destacou, sendo considerado por muitos uma das vozes mais icônicas nos jogos do Vermelhinho. Também narrou basquetebol, futsal, vôlei, luta livre e box.
COMO COMEÇOU? – Em entrevista ao site avelaresportes.com, em agosto de 2020, Felippe disse que seu amor pelo microfone começou em 1957.
“Quando o jornalista Joseval Peixoto (ex-âncora do telejornal SBT Brasil) fez uma transmissão na Rádio Paranavaí, ao lado do radialista Raimundo Lago, do jogo em que o Olaria (time do Rio de Janeiro) venceu o ACP por 3 a 1. Depois visitei a rádio e Lago me convidou para apresentar um noticiário. Daí veio a ideia de fazer uma linha desde a emissora até o estádio. Foi nesta ocasião que o ACP construiu duas cabines, uma para a Rádio Paranavaí e outra para emissoras visitantes”, contou.
Além da rádio e do jornal, participou do programa Mesa Redonda da TV Tibagi, de Apucarana. Ao ser perguntado, Felippe não soube responder quantos jogos narrou na carreira.
“Eu sei que foi de 1957 até 1984, quando cansei das minhas múltiplas atividades”, revelou.
Jáber e seus três irmãos eram proprietários das Casas Felipe, uma rede de lojas que tinha filiais espalhadas pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em 1974, Pelé esteve em Maringá para inaugurar uma das filiais das Casas Felipe, revendedora na época dos televisores Colorado RQ, que tinha o rei do futebol como garoto propaganda.
VENDA – Em 1996 a rede de lojas Magazine Luiza adquiriu as lojas Casas Felipe. Segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo, o valor do negócio foi estimado em R$ 22 milhões.
“Além das Casas Felippe, atendia algumas vezes pedidos de meu professor Emílio Kojei para substituí-lo na Escola Técnica de Comércio, e do Dr. Roberto Ferreira para preencher uma vaga na quarta série de Letras da FAFIPA”, declarou.
Jáber Felippe voltou ao Rádio em 2003 para comentar a final do paranaense. O ACP perdeu a final para o Coritiba. Em 2007, novamente na final do paranaense, foi convidado para comentar a final entre ACP x Paraná, desta vez o Vermelhinho foi campeão.
Sentimentos a familia
Meu eterno sentimentos à família, querido professor radialista empresário, Jader.
Paranavai perde uma pessoa Maravilhosa.
Estará com DEUS .
Ouvi muito a narração dele, do Nosso querido ACP
Jaber deixa um grande legado. Que Deus conforte o coração de seus familiares.
Meus sentimentos aos familiares do Sr. Jáber Felipe. O meu esposo tem o mesmo nome Jaber, foi uma homenagem que minha sogra quis fazer, adorava ouvir os programas dele.