REINALDO SILVA
Da Redação
A música “Sangue latino”, eternizada na voz de Ney Matogrosso, conta que os ventos do norte não movem moinhos. Pode ser que não, mas empurram para o sul a fumaça das queimadas em áreas da Amazônia e do Pantanal. Sobre Paranavaí, faz semanas que o céu perdeu o azul anil e ganhou aspecto acinzentado.
Desde esta quinta-feira (26), a passagem de uma frente fria pelo Paraná trouxe mudanças ao cenário. Em alguns setores do estado, houve registro de fortes rajadas de vento e chuvas acompanhadas de relâmpagos e trovões. Pelo menos até o fim da tarde, não foi o caso de Paranavaí.
Conforme atualização do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgada ontem, mesmo com a presença de nuvens, não há previsão de precipitação em Paranavaí.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a chuva é fundamental para limpar as partículas de fumaça e melhorar a condição do ar, marcada também pelos baixos índices de umidade relativa.
Depois do rápido deslocamento da frente fria, o fim de semana será de tempo instável, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Paranavaí só deverá ter chuva na próxima quinta-feira (3 de outubro) e com volume pouco expressivo – o acumulado previsto é de 6 milímetros.
PREVISÃO
Para esta sexta-feira (27), o Simepar indica tempo nublado, temperaturas variando de 21°C a 30°C e umidade relativa do ar podendo chegar a 37%.
No sábado (28), os termômetros deverão registrar mínima de 19°C e máxima de 32°C e o céu permanecerá sem nuvens.
Domingo (29) também terá predomínio de sol. A menor temperatura do dia será 18°C; a mais elevada, 34°C.