A primeira ocorrência foi na PR-463, região de Nova Esperança, por volta das 14h20 desta quinta-feira (20), após tentativa de abordagem pelos policiais rodoviários federais a um bitrem na BR 376.
O condutor desobedeceu a ordem dos agentes e ingressou na alça de acesso sentido o município de Atalaia. Após alguns quilômetros de acompanhamento tático ele adentrou uma plantação de cana, abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé. Foram realizadas buscas a fim de encontrar o condutor, todavia não foi possível localizá-lo.
Ao inspecionar o compartimento de carga dos semirreboques, foi constatado que estavam carregados com cerca de 650 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Os policiais também descobriram que o conjunto todo estava com as placas clonadas. Após consultas, verificaram que o C. Trator tinha ocorrência de roubo na cidade de Santa Gertrudes/SP, em 15 de junho de 2023, e os semirreboques estavam com outra ocorrência de roubo, na cidade de Guarulhos/SP, em 20 de junho também deste ano.
Esse conjunto de veículos e os cigarros foram encaminhados ao depósito da Receita Federal em Maringá.
A segunda ocorrência foi na BR 369, km 179, próximo ao pedágio de Arapongas, por volta das 15h00. Outra equipe PRF efetuou abordagem a uma carreta com placas paraguaias.
Essa carreta estava carregada com aproximadamente 350 mil maços de cigarros. Em consulta aos sistemas, os policiais verificaram que o conjunto estava portando placas falsas. O C. Trator contava com registro de roubo em Guarulhos/SP, na data de 29 de junho e o semirreboque com outro registro de roubo na cidade de Santa Gertrudes/SP com data de 15 de junho deste ano.
O condutor, um homem de 25 anos, disse que pegou a carreta em Assis Chateaubriand e que teria como destino a cidade de Arapongas. Foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Londrina. Em tese responderá pelos crimes de contrabando, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo.
A carreta e os cigarros foram encaminhados ao depósito da Receita Federal em Londrina.
Fonte: PRF