(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NO PALÁCIO IGUAÇU

Primeira-dama de Paranavaí participa de encontro sobre políticas públicas para mulheres

Evento promovido por Luciana Saito Massa apresentou programas estaduais voltados à população feminina

Cibele Chacon – da redação

A primeira-dama de Paranavaí, Márcia Gehlen, participou nesta quinta-feira (27) de um encontro promovido pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento, que integra o Mês da Mulher, reuniu mais de 100 participantes e teve como objetivo apresentar programas e ações do governo estadual voltados à população feminina, além de promover a troca de experiências entre os municípios.

Desde 2021, já foram realizados 17 encontros desse tipo, reunindo primeiras-damas e lideranças femininas de todo o estado. Somando os dois eventos desta semana – um na terça-feira (25) e outro nesta quinta –, 247 mulheres participaram das atividades, fortalecendo a rede de políticas públicas para as mulheres. Durante o encontro, as participantes receberam uma cartilha com informações sobre os programas estaduais, facilitando a integração das novas gestões municipais com as iniciativas já em andamento.

Luciana Saito Massa destacou a estrutura de atendimento e acolhimento às mulheres no Paraná, especialmente após a criação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que atua como elo entre diferentes pastas do governo. Além disso, reforçou o incentivo à criação de secretarias municipais e Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPM), essenciais para que os municípios possam receber recursos estaduais via repasse fundo a fundo. Em 2023, o Estado criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim), que já destinou R$ 20 milhões para ações voltadas à população feminina.

Outro destaque do evento foi o programa Paraná Rosa, idealizado por Luciana Saito Massa, que promove a conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. Durante o encontro, ela adiantou que a edição de 2025 dará atenção especial ao acesso à mamografia, buscando ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Participando pela primeira vez da reunião, Márcia Gehlen destacou a relevância dos temas abordados e o impacto que podem ter em Paranavaí. “Alguns pontos me chamaram a atenção, como a prevenção da gravidez na adolescência, o apoio às mulheres empreendedoras e o combate à violência doméstica. Com a Diretoria da Mulher em Paranavaí, poderemos dar ainda mais atenção às mulheres”, afirmou.

Para Marcia, com a troca de experiências e a integração com as políticas estaduais, a expectativa é que Paranavaí fortaleça ainda mais suas iniciativas em prol das mulheres, ampliando o acesso a serviços e programas que promovam o bem-estar e a inclusão feminina na sociedade.

Compartilhe: