Evento promovido por Luciana Saito Massa apresentou programas estaduais voltados à população feminina
Cibele Chacon – da redação
A primeira-dama de Paranavaí, Márcia Gehlen, participou nesta quinta-feira (27) de um encontro promovido pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento, que integra o Mês da Mulher, reuniu mais de 100 participantes e teve como objetivo apresentar programas e ações do governo estadual voltados à população feminina, além de promover a troca de experiências entre os municípios.
Desde 2021, já foram realizados 17 encontros desse tipo, reunindo primeiras-damas e lideranças femininas de todo o estado. Somando os dois eventos desta semana – um na terça-feira (25) e outro nesta quinta –, 247 mulheres participaram das atividades, fortalecendo a rede de políticas públicas para as mulheres. Durante o encontro, as participantes receberam uma cartilha com informações sobre os programas estaduais, facilitando a integração das novas gestões municipais com as iniciativas já em andamento.
Luciana Saito Massa destacou a estrutura de atendimento e acolhimento às mulheres no Paraná, especialmente após a criação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que atua como elo entre diferentes pastas do governo. Além disso, reforçou o incentivo à criação de secretarias municipais e Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPM), essenciais para que os municípios possam receber recursos estaduais via repasse fundo a fundo. Em 2023, o Estado criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim), que já destinou R$ 20 milhões para ações voltadas à população feminina.
Outro destaque do evento foi o programa Paraná Rosa, idealizado por Luciana Saito Massa, que promove a conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. Durante o encontro, ela adiantou que a edição de 2025 dará atenção especial ao acesso à mamografia, buscando ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Participando pela primeira vez da reunião, Márcia Gehlen destacou a relevância dos temas abordados e o impacto que podem ter em Paranavaí. “Alguns pontos me chamaram a atenção, como a prevenção da gravidez na adolescência, o apoio às mulheres empreendedoras e o combate à violência doméstica. Com a Diretoria da Mulher em Paranavaí, poderemos dar ainda mais atenção às mulheres”, afirmou.
Para Marcia, com a troca de experiências e a integração com as políticas estaduais, a expectativa é que Paranavaí fortaleça ainda mais suas iniciativas em prol das mulheres, ampliando o acesso a serviços e programas que promovam o bem-estar e a inclusão feminina na sociedade.