(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Primeiro LIRA do ano tem índice de 4,5 e alto risco de infestação do mosquito da dengue

Os agentes de endemias de Paranavaí finalizaram as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2023. O resultado é preocupante. O novo LIRA registrou média de 4,5, representando alto risco de infestação e um ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Para a realização do novo LIRA, a Vigilância em Saúde dividiu a cidade em cinco setores de fiscalização. Dois setores estão com alto risco de infestação, com índices de 5,68 (região do Jardim São Jorge) e 5,25 (região do Jardim Santos Dumont). Os outros três setores também preocupam com índices de 4,33 (região do Jardim Morumbi), 4,12 (centro) e 2,99 (região do Jardim Ouro Branco). No total, foram inspecionados 2.189 imóveis entre os dias 9 e 12 de janeiro.

Nas regiões de alto risco de infestação a situação é de alerta total. “Estamos em um período de constantes chuvas que podem acelerar ainda mais o ritmo de proliferação do mosquito da dengue. Pedimos a colaboração da população com a limpeza das casas e terrenos para que não enfrentemos dias piores”, aponta a secretária de Saúde, Andreia Vilar.

A situação de 2023 não é novidade, já que o histórico do 1º LIRA do ano mostra tendência de números elevados. “Infelizmente, ano após ano, passamos pelas mesmas coisas. As pessoas sabem que é um mês com mais chuva e aumenta o risco de proliferação do mosquito da dengue, mas não se esforçam para evitar isso. Essa é uma luta de cada pessoa e não apenas do poder público. Podemos fazer a nossa parte que não será suficiente. Precisamos da ajuda de cada morador para ter sucesso no combate à dengue”, finalizou Andreia.

 

FONTE: Prefeitura de Paranavaí

Compartilhe: