Os índices do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (Aciap) revelam que o primeiro trimestre de 2024 apresentou um número maior de consumidores saindo do cadastro da inadimplência quando comparado ao mesmo período do ano anterior, fazendo com que os primeiros meses do ano terminem com aumento da base de clientes deixando de ter restrições ao crédito.
A quantidade de consumidores que conseguiram negociar ou pagar as dívidas atrasadas, deixando o cadastro da inadimplência, cresceu 15,7%, de 2.784 para 3.222 pessoas. Já o número dos que não conseguiram manter as dívidas em dia também subiu, de 4.573 para 5.195 pessoas, ou seja, aumentou 13,6% em comparação ao primeiro trimestre de 2023.
Segundo o CEO da Aciap, Kaká Scarabelli, os números são importantes na tomada de decisões dos empresários. “A nossa base de inteligência usa o score, não usa o ‘deve ou não deve. No score, por mais que a pessoa caduque os cinco anos da dívida, vai revelar se ela tem um bom comportamento ou não no mercado. Por isso, a gente estimula a utilização da nossa base de inteligência, que é muito poderosa”, explicou.
Para Scarabelli a queda do número de inadimplentes é um reflexo de outro serviço oferecido pela Aciap, o de inteligência e cobrança. “Hoje nosso serviço faz um aviso eletrônico para o devedor, que recebe um SMS e um e-mail dizendo que está inadimplente e que tem um prazo para regularizar. Caso neste prazo não regularize, ele vai receber uma carta. O nosso serviço é muito eficaz, os números mostram isso e cada vez temos melhorado mais. Tanto que o número de pagamentos para adimplência é muito maior do que o de inadimplência”, garante.