(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

POLÍTICA

Processo de cassação dos mandatos de dois vereadores de Paranavaí pode chegar ao TSE

No final de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) votou pela cassação dos mandatos de Luiz Aparecido da Silva (Mancha da Saúde) e Antônio Valmir Trossini, vereadores de Paranavaí, ambos do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pesa sobre a chapa a acusação de fraude à cota de gênero, com a apresentação de uma candidatura feminina em 2020 somente para cumprir a quantidade mínima de mulheres exigida pela legislação. A conclusão do processo em segunda instância ainda não foi publicada, mas os advogados já estão articulando os recursos para levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em contato com o Diário do Noroeste, Trossini disse que está confiante e espera que o mandato seja mantido, para continuar atuando em favor da comunidade de Paranavaí. O vereador Mancha da Saúde não atendeu e não retornou a ligação da equipe de reportagem, mas em publicação nas redes sociais, manifestou que considera a decisão do TRE injusta: “Não tenho culpa de nada, seguirei a minha vida política e meus sonhos”. Por enquanto, os dois vereadores seguem atuando normalmente na Câmara de Paranavaí.

O processo diz respeito à candidatura de Grazielle Cristina Martins, à época, nora de Trossini. No entendimento da Justiça, ela não participou efetivamente da campanha trabalhou em favor do ex-sogro. Pesam os fatos de ter feito publicações nas redes sociais pedindo votos para Trosssini e não ter participado de inserções em programas eleitorais. O TRE-PR considerou a candidatura fictícia.

O descumprimento à cota de gênero foi apontado em ações do Progressistas (PP) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Se a cassação se concretizar e houver redistribuição de votos, as duas siglas passarão a ter representação na Câmara de Vereadores, respectivamente Zenaide Borges e Maria Clara. Nas eleições de 2020, Mancha da Saúde computou 1.516 votos, sendo reconduzido ao Legislativo para o segundo mandato, e Trossini somou 1.321, chegando à Câmara pela primeira vez. (RS)

Compartilhe: