REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Procon de Paranavaí e entidades parceiras lançaram a campanha de renegociação de dívidas, que tem como objetivo promover a intermediação entre consumidores inadimplentes e empresas credoras. A ação teve início na terça-feira (16) e segue até o dia 24 de novembro, atendendo pessoas físicas com débitos de qualquer natureza, além de microempreendedor individual (MEI) e microempresa (ME) com pendências em bancos ou financeiras.
As empresas com dívidas a receber não são obrigadas a participar da campanha, mas o coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, incentiva: “A maioria dos débitos se perde. É uma chance de recuperar o dinheiro e reconquistar os clientes”. Segundo ele, ainda há resistência por parte dos empresários. Muitos abrem mão de tentar a renegociação e perdem a oportunidade de aumentar o giro financeiro.
Em relação aos consumidores, Balliana destaca que ao recuperarem o crédito podem voltar a comprar sem restrições, especialmente após receberem o 13º salário. Por isso, a época do ano é estratégica e a intenção é que até o dia 26 de novembro as empresas credoras sejam oficiadas sobre a intenção dos clientes de fazerem a renegociação.
Nas últimas três edições da campanha (duas em 2019 e uma em 2020), o Procon de Paranavaí teve média de 129 atendimentos. A expectativa é repetir ou até aumentar o número desta vez. Por causa das dificuldades financeiras em decorrência da pandemia de Covid-19, inclusive dependendo de auxílios governamentais, muitos consumidores deixaram de pagar dívidas e entraram para listas de inadimplentes. Agora podem resolver a situação, afirma Balliana.
Para participar, é necessário apresentar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço residencial e um atestado do débito em atraso, indicando quem é o credor. Com as informações do cliente em mãos, a equipe do Procon emitirá o ofício convidando um representante da empresa para a audiência, quando as duas partes tentam um acordo que facilite o pagamento da dívida.
Normalmente, 45% das audiências terminam de forma positiva. Em edições anteriores, determinada prestadora de serviços isentou os débitos atrasados de consumidores que mantiveram os contratos, assim, não perdeu os clientes. Em outros casos, há redução de juros e multas e parcelamento, conforme os termos definidos na reunião.
Todo o procedimento é gratuito para consumidores e empresários, desde o primeiro atendimento até a consulta aos bancos de dados de devedores, a emissão de certidões, as cópias de documentos, a elaboração do ofício e a audiência. A campanha conta com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), do Sebrae e da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí.
Nacional – O coordenador do Procon explica que a ação segue de forma paralela à campanha de renegociação de dívidas em todo o País, uma iniciativa conjunta da Secretaria Nacional do Consumidor, da Federação Brasileira de Bancos, do Banco Central, do Senado Federal e dos Procons das três instâncias, federal, estadual e municipal.
Em âmbito nacional, a iniciativa segue até o dia 30 de novembro, mas vale somente para débitos com bancos e financeiras. Para quem mora nos municípios da Comarca de Paranavaí, que inclui Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara, a solicitação de renegociação pode ser feita presencialmente na sede do Procon ou pela internet (www.consumidor.gov.br).
Serviço – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, 917, no Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é (44) 3902-1055.