Cibele Chacon – da redação
Nos primeiros seis meses de 2024, o Procon Paranavaí realizou 850 atendimentos, com uma média aproximada de 4,7 por dia. Atendendo por telefone, internet ou pessoalmente, o órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania solucionou demandas dos consumidores, que incluem ouvidorias, ofícios, processos administrativos e autos de infrações.
Em comparação, no primeiro semestre de 2023, foram registrados 1.856 procedimentos, demonstrando uma significativa redução no número de atendimentos. No mesmo período do ano anterior, a média diária foi de de 10,3 atendimentos. Isso representa uma queda de aproximadamente 54% nos números registrados.
De acordo com o coordenador do Procon Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, o principal canal de atendimento é presencial, complementado por serviços de tira-dúvidas via telefone e respostas a questionamentos pelas redes sociais. No primeiro semestre de 2024, as principais reclamações dos consumidores foram contra bancos, financeiras, seguradoras e acordos de débitos, somando 367 procedimentos. Esse também foi o principal motivo de reclamação no mesmo período de 2023, com 505 registros.
De acordo com o Balliana, o Procon de Paranavaí presta um serviço público essencial à população, auxiliando consumidores que muitas vezes já perderam a esperança de resolver seus problemas de consumo. “Conseguimos auxiliar os consumidores quando já estão desiludidos de terem seus problemas de relação de consumo solucionados, o que nos gera maior credibilidade, com a efetiva prestação do serviço público em prol da população”, afirmou.
Segundo o coordenador, o órgão possui um índice de resolução muito bom dos procedimentos registrados, incluindo a devolução de valores aos consumidores por meio de cancelamentos de débitos, estornos, correção de cobranças indevidas, anulação de cláusulas contratuais, cumprimento de ofertas e acordos.
O trabalho do Procon soluciona conflitos de consumo e contribui para o giro econômico, ao devolver valores aos consumidores que podem ser reinvestidos no mercado. Para Balliana, essa atuação reforça a confiança dos cidadãos no serviço público e fortalece a proteção dos direitos dos consumidores em Paranavaí.
O coordenador explica que apenas no primeiro semestre, os benefícios que voltaram ao mercado de consumo chegaram ao valor de R$ 27.685,60. “Com 74% de resolução nos ofícios e 56% nas ouvidorias”, afirmou Balliana.