A produção de milho 2ª deverá registrar um aumento de 129,6% quando comparada com o registrado na temporada passada, com estimativa de um volume próximo a 15 milhões de toneladas. O aumento ocorre mesmo com as adversidades verificadas pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em determinadas regiões produtoras, como aponta o 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela estatal.
Com 57% da área de milho 2ª safra colhida como indica o Progresso de Safra publicado na última semana pela estatal, as lavouras, em sua maioria, se apresentaram em bom estado. Porém, o cenário aponta para a cultura influenciada por condições climáticas e fitossanitárias adversas ao longo do ciclo em torno de 30% da área onde os trabalhos de colheita não foram iniciados.
Entre as culturas de inverno, o plantio já foi finalizado em todo o estado. Principal produto semeado, o trigo deve registrar um crescimento de 21,4% na produção, sendo estimada em 3,89 milhões de toneladas. O aumento é influenciado pela melhora na produtividade média, que deve saltar de 2.638 kg/ha em 2021 para 3.322 kg/ha nesse ano. No entanto, o clima é um fator preocupante, tendo em vista, os estádios suscetíveis de floração e frutificação que algumas regiões já se encontram.
Outras informações sobre as culturas cultivadas no Paraná e nos demais estados do país podem ser acessadas no 11º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022. Já as informações sobre o andamento de plantio e colheita das principais culturas podem ser encontradas no Progresso de Safra.