(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PECUÁRIA

Produtores rurais têm até 30 de junho para fazer a atualização dos rebanhos

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Está em curso a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022. Todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie precisam fazer o registro, sem o qual ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) e estarão sujeitos à cobrança de multa. O prazo termina no dia 30 de junho.

A médica veterinária Clara Lídia Dal Prá, fiscal de defesa agropecuária da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Paranavaí, explicou que sem a GTA o produtor não consegue movimentar os animais entre propriedades e para o abate nos frigoríficos. O documento é emitido imediatamente após a atualização.

Cabe ao produtor apresentar a relação completa de animais, contendo quantidade, sexo e idade de todos: bovinos, suínos, caprinos, asininos, ovinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, abelhas e bicho da seda.

A campanha é realizada uma vez ao ano e tem duração de 60 dias. A atualização é necessária para que seja possível fazer o controle sanitário das propriedades do Paraná. Desde maio do ano passado, o Estado é considerado área livre da febre aftosa sem vacinação. O status é reconhecido internacionalmente.

A partir de 1º de julho, os produtores que não fizerem a atualização dos rebanhos serão classificados como refratários. A multa é fixada em Unidade Padrão Fiscal (UPF), que em maio equivale a R$ 125,97. São 10 UPFs para cada propriedade, ou seja, R$ 1.259,70.

Clara Lídia Dal Prá informou que ainda é cedo para avaliar os números de produtores que já fizeram a atualização dos registros – o envio de dados se torna mais intenso a partir do segundo mês de campanha.

Pontos de atendimento – A atualização pode ser feita pela internet, no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar – www.adapar.pr.gov.br).

Se preferir, o produtor tem a opção de fazer a comprovação presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, nos escritórios municipais de atendimento ou em sindicatos credenciados.

Durante o período da campanha de atualização, os produtores podem fazer a comprovação em qualquer unidade local do Paraná, independentemente do município em que a propriedade esteja.

Após 30 de junho, só será possível entregar o formulário na unidade local que detém a jurisdição da propriedade. A Ulsa de Paranavaí atende também os produtores de Alto Paraná, Amaporã e São João do Caiuá.

É preciso fazer a atualização de todos os animais dentro da propriedade, informando quantidade, sexo e idade
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: