REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Carlos Alberto João, o Professor Carlos, assumiu a cadeira deixada temporariamente por Josival Moreira na Câmara de Vereadores de Paranavaí. Durante a solenidade de posse, na noite de segunda-feira (16), declarou: “Nosso mandato popular, que assim o denominamos, vai buscar dar voz à população mais penalizada pela ausência das políticas públicas do nosso munícipio”.
Por motivos particulares, o vereador titular precisou se licenciar das funções legislativas, dando, então, oportunidade ao suplente. Professor Carlos representará o Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Paranavaí por 34 dias, prazo da licença de Josival Moreira.
No discurso de posse, afirmou: “Alguns têm me perguntado qual é a minha expectativa em assumir em tão pouco tempo. Bem, digo que sou professor e por isso vivo de expectativas, de sonhos e de lutas”.
Citou o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes (1920-1995) para dizer que mais do que cidadãos, professores precisam ser rebeldes em sala de aula. O pensamento é uma referência à imagem dos docentes como incentivadores da reflexão e do questionamento de tudo o que acontece na sociedade e como isso afeta o dia a dia.
Professor Carlos se disse otimista quanto ao período na Câmara de Vereadores. Assumiu o compromisso de atuar em favor da classe trabalhadora, defendendo serviços públicos de qualidade e a melhoria do transporte coletivo. Também falou em inclusão social, combate ao racismo e fim da violência contra mulheres. “Por uma sociedade mais justa, fraterna, sem machismo e sem homofobia.”
Carlos Alberto João foi vereador em Paranavaí na gestão de 2017 a 2020. Concorreu à reeleição pensando em retornar para o atual mandato, de 2021 a 2024, e foi o segundo candidato mais votado pelo PT. No entanto, o partido conseguiu apenas uma cadeira no Legislativo Municipal, assumida por Moreira, ora licenciado.