REINALDO SILVA
Da Redação
Isabella Rodrigues do Nascimento está empolgada. Neste sábado (13), ela desembarca em São Paulo para participar da 16ª Campus Party Brasil, um dos principais eventos de ciência, tecnologia, astronomia, entretenimento digital e empreendedorismo do país. Estudante do Colégio Estadual Dr. Marins Alves de Camargo, em Paranavaí, a adolescente de 14 anos revela a emoção: “Só de imaginar nós chegando lá, já causa arrepios. É uma sensação gratificante”.
Ela será uma das representantes do Centro Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) e estará ao lado do engenheiro eletrônico e professor de robótica Vander da Silva Gonçalves.
Juntos, os dois ministrarão a palestra “Um jeito diferente de fazer robótica” e contarão a história da evolução da oficina de robótica dentro do Cecap.
O professor dá uma palhinha do que falará: “Em 2017, apresentei a proposta de criar a oficina de robótica. Começamos em 2018 com materiais recicláveis e caixas de papelão. Os trabalhos foram evoluindo e hoje nos tornamos referência em todo o Brasil”.
Gonçalves explica que durante a pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, as restrições sanitárias impediram a realização de encontros presenciais. As atividades a distância, com transmissão ao vivo pela internet, permitiram que mantivesse contato com os estudantes, exigindo estratégias criativas que motivassem a participação de todos.
A adesão maciça de crianças, adolescentes e familiares e a divulgação nas redes sociais deram visibilidade ao projeto. Não demorou até que a oficina de robótica despertasse o interesse de parceiros da iniciativa privada. Também surgiram convites para publicações científicas de alcance nacional.
Com o fim da crise global de saúde e a retomada da normalidade, o Cecap reassumiu o cronograma com os alunos. A grandeza da oficina de robótica chamou a atenção de escolas de Paranavaí e de outros municípios da região, o que levou à organização de eventos interinstitucionais – mostras e competições – e motivou o incremento da disciplina em estabelecimentos das redes pública e privada.
O professor afirma que houve muitos desafios ao longo desses quase seis anos, mas o apoio da diretoria e da equipe pedagógica do Cecap, a dedicação das crianças e dos adolescentes e a participação da comunidade ajudaram a transpor todos eles.
Novos objetivos se desenham. Nesta temporada, a equipe de robótica do Cecap se debruça sobre um projeto que visa à criação de uma esteira de contagem específica para uma indústria do setor alimentício da região. O nível de dificuldade é grande, mas Gonçalves tem plena confiança na capacidade dos estudantes.
“Fomos além do que sonhamos e vamos chegar ainda mais longe”, assegura o professor. Sobre a participação na 16ª Campus Party Brasil, diz que é a realização de um sonho. Sempre quis participar do evento e se imaginava como visitante, espectador. Ministrar palestra ultrapassa todas as expectativas.
A menina Isabella compartilha a felicidade: “Saber que alcançamos um evento importante como a Campus é incrível. Acredito que será impressionante, afinal é um dos mais importantes do Brasil”. Complementa: “Ter a oportunidade de participar e conhecer o evento será um grande salto, tanto na vida pessoal quanto profissional, pois se temos a oportunidade de vivenciarmos esse momento, devemos estar sempre adquirindo conhecimento”.
A participação da equipe de Paranavaí na 16ª Campus Party Brasil terá transmissão ao vivo pelo perfil de Vander da Silva Gonçalves no Instagram (@vander_lab), com início previsto para as 11h40 deste sábado. Depois da palestra, professor e estudante visitarão outros estandes e conhecerão um pouco mais sobre o cenário nacional de tecnologia e robótica. A viagem de volta será à noite, com chegada a Paranavaí no domingo de manhã.