Ampliada para 15 cadeiras, Casa Legislativa foi alvo de manifestação durante Sessão Solene na última quarta-feira (1º)
Cibele Chacon – da redação
Durante a Sessão Solene de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para o mandato 2025-2028, realizada na última quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Paranavaí, uma faixa com a mensagem “Reduzir para 10 vereadores” foi levada por populares, simbolizando um protesto contra o aumento do número de cadeiras na Casa Legislativa. A partir deste mandato, a composição do Legislativo foi ampliada de 10 para 15 cadeiras.
A faixa foi exposta por Ivan Bernardo, professor de geografia da rede estadual e figura conhecida na política local e estadual. Filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Ivan já concorreu a cargos como vereador, prefeito, deputado estadual, vice-governador, senador e governador do Paraná, mas nunca obteve vitória nas urnas.
De acordo com Ivan Bernardo, o pedido de redução do número de vereadores reflete o descontentamento da população com a carga tributária e os custos do sistema político. “A população não aguenta mais pagar impostos absurdos para sustentar os políticos. Acreditamos que a redução de vereadores e dos salários dos políticos economizariam milhões para investir mais na saúde”, afirmou o professor.
A exposição da faixa causou incômodo a um assessor presente, que solicitou sua remoção. Mas, segundo o professor, a reação do público foi amplamente positiva, com diversas manifestações de apoio ao protesto.
O ato também revelou que há um grupo em formação, que busca mobilização pela redução do número de vereadores e dos salários dos políticos no município. Segundo o professor Ivan, “pressão popular é a saída para fortalecer a democracia”.
O aumento de cadeiras na Câmara foi aprovado em 2023 e atende à legislação que estabelece a proporcionalidade entre o número de parlamentares e a população do município. Contudo, a ampliação segue gerando debates sobre representatividade e custo-benefício para os cofres públicos.