REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Aparecida Gonçalves foi a primeira mulher a presidir uma sessão da Câmara de Vereadores de Paranavaí. Conhecida como Professora Cida, ela assumiu a condução dos trabalhos legislativos na última segunda-feira (20) e declarou: “É uma conquista muito grande para a cidade e para as mulheres”.
Com a ausência do presidente Luís Paulo Hurtado, por motivos particulares, a cadeira deveria ser ocupada pela vice Fernanda Zanatta, mas a vereadora está em período de licença não remunerada, por isso a tarefa foi atribuída à Professora Cida, primeira-secretária.
A reunião ordinária desta semana teve outro fato inédito: quatro mulheres ocuparam a mesa diretora. “Me sinto honrada, privilegiada por estar na presidência desta Câmara acompanhada por mulheres guerreiras e competentes que representam a voz e os anseios da população de Paranavaí”, disse a Professora Cida, referindo-se a Zenaide Borges, Maria Clara Gomes e Ivany Azevedo.
Durante a sessão presidida pela Professora Cida, os vereadores apreciaram cinco projetos de lei. O primeiro, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos municipais. O segundo, apresentado por Maria Clara, institui o Dia Municipal de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Os outros três são denominações de ruas nos jardins Dr. Siqueira, Novo Sumaré II e Maringá III.
Também votaram seis requerimentos, sendo um para a concessão de Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Doutor José Vaz de Carvalho” a Beatriz Gehlen.
Os quatro requerimentos seguintes foram dirigidos ao Poder Executivo, pedidos de informação sobre a tabela de cargos e salários dos agentes de apoio educacional, as ações de combate à violência contra mulheres, o funcionamento da piscina do Centro da Juventude e melhorias na Ciclovia Pioneiro Boaventura Back, que liga o bairro São Cristóvão ao Distrito de Graciosa.
Em regime de urgência, os vereadores votaram um requerimento destinado ao deputado federal Zeca Dirceu, documento que solicita apoio do parlamentar junto ao Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina em Paranavaí.
Professora Cida classificou a experiência como incrível e se colocou à disposição para voltar à cadeira da presidência caso seja necessário. “Estou pronta para o desafio.” Ter a sessão presidida por uma vereadora mostra que “a mulher está conquistando espaço e tem competência para estar onde desejar”, completou.
O Legislativo Municipal reúne 10 vereadores, sendo quatro mulheres. É a primeira legislatura em que 40% das cadeiras são ocupadas por elas.