(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Professora Cida reitera questionamentos sobre aplicação do piso nacional da enfermagem

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

“Há estudos para a implementação do piso nacional da enfermagem em Paranavaí?” “Qual o impacto orçamentário?” “Há previsão de implantação para o ano de 2023?”

Essas e outras perguntas estão listadas no Requerimento 45/2023, de autoria da vereadora Aparecida Gonçalves. O texto foi lido na Câmara de Vereadores em maio deste ano, aprovado em plenário e encaminhado ao Poder Executivo, mas até agora sem respostas. Diante da ausência de informações, Professora Cida pretende reiterar o pedido de explicações.

Na reunião ordinária da última segunda-feira (21), ela apresentou o Requerimento 75/2023, com conteúdo semelhante ao anterior.

Desta vez, a vereadora cita a Portaria 1.135 de 16 de agosto de 2023, do Ministério da Saúde, que estabelece critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

O referido repasse corresponde aos meses de maio, junho, julho e agosto. Após o crédito em conta bancária, estados e municípios têm 30 dias para efetuar o pagamento aos estabelecimentos de saúde.

Durante pronunciamento, Professora Cida ressaltou que o auxílio complementar visa a tornar viável a estados e municípios o cumprimento do piso nacional da enfermagem. “Sabemos que é tão necessário esse reconhecimento aos profissionais da saúde, porque cuidam da vida, dos pacientes, muitas vezes dando sua própria vida em virtude de salvar a vida do próximo.”

O presidente da Câmara de Vereadores, Luís Paulo Hurtado, antecipou algumas respostas e garantiu que o piso salarial da categoria será pago, porém o dinheiro do Governo Federal ainda não foi depositado e o valor anunciado está abaixo do necessário. “A gente espera que isso seja resolvido o quanto antes”, concluiu.

O Requerimento 75/2023, em trâmite na Casa Legislativa, deverá passar por votação em plenário e, então, seguir para o Executivo, com prazo máximo legal de 15 dias para responder.

Compartilhe: