(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REPERCUSSÃO

Professora da Escola Edith Ebiner vence concurso para escolha da mascote de Projeto

A professora Eloir Alves da Silva, da Escola Municipal Edith Ebiner, foi a grande vencedora do 1º Concurso de Desenho Mascote do Projeto Plug@dos na Leitura. Além de prêmios, a mascote “Coligado” também estampa as camisetas e demais materiais do projeto a partir de agora. No total, 39 professores de 17 escolas municipais inscreveram desenhos para concorrer no concurso que premiou os três trabalhos mais votados pela Comissão Avaliadora.

O Projeto Plug@dos na Leitura teve início no ano de 2022 com o objetivo desenvolver potencialidades e “ressignificar” os componentes curriculares diante da realidade encontrada em sala de aula pós-pandemia, onde se encontraram alunos em diferentes níveis de proficiência de leitura, e da necessidade de desenvolver habilidades e competências na área de Linguagem e conhecimentos Matemáticos. Fez-se necessário buscar novas abordagens metodológicas e rever as estratégias utilizadas em sala de aula. Assim, com o intuito de promover atividades pedagógicas de incentivo à leitura, ampliação de vocabulário, avanço da escrita, desenvolvimento crítico, o Projeto “Plug@dos na Leitura” veio para organizar os alunos das turmas de alfabetização de acordo com o nível de leitura e de habilidades básicas matemáticas, promovendo a fluência da leitura e a aprendizagem significativa, com apoio de jogos e outros recursos pedagógicos.

“Trouxemos a ideia do Projeto Plug@ados para Paranavaí a partir de um seminário que participamos em Curitiba, onde foram apresentadas várias experiências pós-pandemia, inclusive em países europeus. Fizemos uma adequação nesse projeto internacional para podermos realizar aqui nas escolas do nosso município. Iniciamos com um projeto piloto em algumas escolas e em pouco tempo já vimos o quanto nossos alunos avançaram depois de passarem de uma grande defasagem de aprendizado durante a pandemia. Em apenas três meses, houve um avanço de 20% no resgate da aprendizagem nas escolas piloto, e então estendemos o projeto para todas as instituições de ensino municipais. E, claro, isso tudo só foi possível por causa da boa vontade de todas as equipes das escolas em aderir à proposta do projeto”, explicou a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Costa Brum.

Vendo a necessidade de criar uma Mascote que representasse o projeto, a Seduc idealizou então o Concurso de Desenho Edição 2023, aberto a todos os professores responsáveis pelas turmas de 1°, 2° e 3° anos da rede municipal de Educação.

“Como é bom e satisfatório poder premiar e, desta vez, poder premiar os professores que tanto se dedicam no dia a dia nas nossas escolas. A partir da pandemia, algumas abordagens precisaram ser ressignificadas. Muitas situações não podem mais ser tratadas da mesma maneira que se tratava antes da pandemia. É um processo de desenvolvimento que precisa ainda mais do vínculo com o professor ao lado da criança na sala de aula. Esse trabalho do Projeto Plug@dos tem que ser valorizado, porque ele de fato tem apresentado resultados muito significados nesta faixa etária que é a base do ensino para as demais etapas da educação. Por isso, parabenizamos a todos os professores que lá na escola colocam o projeto em prática e fazem esse trabalho dar certo”, avaliou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Para o vice-prefeito, Pedro Baraldi, “é um privilégio participar destes momentos da Educação, onde cada vez vemos mais a criatividade e o empenho dos profissionais neste processo de ensino e alfabetização dos alunos do nosso município. Ter um ensino de qualidade agora é garantir um futuro melhor para todos nós”.

Os outros dois desenhos mais votados no concurso foram da professora Márcia Cantaruti, da Escola Municipal Cecília Meireles (2º lugar), e da professora Nathaly Edmona dos Santos Nogueira, da Escola Municipal Santa Teresinha (3º lugar).

Compartilhe: