REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Ivani de Azevedo Costa Gonçalves tomou posse esta semana como vereadora de Paranavaí. Assumiu temporariamente a cadeira de Fernanda Zanatta, licenciada por motivos pessoais pelo prazo de 120 dias. Professora Ivany, como é conhecida, defendeu projetos voltados à segurança alimentar de famílias de baixa renda e disse que dedicará todos os esforços para garantir que sejam transformados em lei.
Uma das propostas é a distribuição de merenda para os alunos da rede municipal no período de férias escolares. Os estudantes com direito ao benefício levariam para casa um kit com produtos alimentícios suficientes até o retorno das atividades letivas.
Professora Ivany justificou: “Conheço a realidade dos alunos. Dei aula no Caic por 10 anos e sei que a dificuldade das famílias se estende para todas as escolas municipais”. Caic é o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente localizado na Vila Operária.
Depois de passar pela rede municipal de ensino, Professora Ivany agora integra o quadro docente da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação de Paranavaí distribuiu cestas de alimentos para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. A ação incluiu escolas municipais, centros municipais de educação infantil e centros de educação conveniados à Prefeitura, atendendo 1.500 alunos. À época as aulas presenciais estavam suspensas por medida de segurança sanitária.
A vereadora também quer propor a criação do Armazém da Família, um programa de segurança alimentar e nutricional que oferece alimentos básicos e de primeira necessidade, além de produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado tradicional.
Da mesma forma que em Curitiba, onde o modelo foi adotado, em Paranavaí haveria regras para comprar no Armazém da Família. Os consumidores precisariam ter um cadastro comprovando o limite de renda mensal. Também haveria limite de produtos por pessoa.
Fernanda Zanatta – Professora Ivany é a primeira suplente do União Brasil e já havia assumido a cadeira de Fernanda Zanatta no ano passado por 45 dias. Agora retoma as funções legislativas enquanto a titular se dedica ao tratamento de saúde da filha.
120 dias é o prazo máximo para licença não remunerada. “Se não forem suficientes, vejo o que fazer. Vou esperar, avaliar como tudo vai acontecer”, disse Fernanda Zanatta.
A decisão de se afastar é baseada na premissa de que dividir as duas tarefas – mãe e vereadora – nas atuais circunstâncias impediria que se dedicasse de forma completa. “Não adianta estar lá pela metade.”
Sobre a suplente Professora Ivany, Fernanda Zanatta declarou que deixa o cargo em boas mãos. “É uma pessoa do bem, com grande coração. Parece ser muito ativa e como tinha o sonho de ser vereadora vai aproveitar as oportunidades trabalhando o máximo que puder.”
Comentários 0