A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Agendado para os dias 9 e 16 de novembro, o exame deve ser realizado por cerca de 5 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Das redes públicas de ensino são mais de 1,3 milhão de alunos, representando 72% dos participantes. Somente no Paraná mais de 195 mil estudantes se inscreveram para as provas. Só na rede estadual de ensino, dentre os concluintes do ensino médio, mais de 72 mil confirmaram a participação e os alunos e professores já estão a todo vapor nos preparativos.
Entre as ações implementadas pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) na preparação dos alunos está o recurso educacional digital Enem Paraná. Viabilizado no mês de março de 2025, a ferramenta oferece videoaulas, simulados e ferramentas personalizáveis de estudo, atendendo diferentes estilos de aprendizagem.
O acesso, online ou offline, pelo computador ou pelo celular, adapta-se às necessidades dos estudantes, que podem ter conteúdos disponíveis quando e onde quiserem.
Além das atividades práticas viabilizadas pelo Enem Paraná, diversas ações voltadas ao preparo dos estudantes estão sendo realizadas diretamente nas escolas. Nas salas de aula, professores têm se dedicado a tirar as principais dúvidas dos alunos, abrangendo desde os protocolos de realização das provas até questões desafiadoras que possam, eventualmente, constar nos exames.
“Essa é uma fase importante, e nossos estudantes não estão sozinhos. Os professores da rede estadual estão muito bem preparados e têm dicas valiosas para ajudar nesse momento”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, que também reforça o conselho: “Aproveitem cada aula, estejam atentos a cada orientação. Todo esse esforço faz diferença lá na frente”, afirma.
Enem – Em 2025, a aplicação das provas do ENEM será realizada em dois dias: 9 e 16 de novembro em todos o Brasil, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará que, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) terão as provas aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Ao todo serão 180 questões que cobrem assuntos de quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). A redação está agendada para a primeira etapa do exame, no dia 9 e a proposta é a elaboração de um texto de 30 linhas, no estilo dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação-problema, sobre temas de relevância social, cultural, científica e política.
Considerada principal porta de entrada ao Ensino Superior no Brasil, as notas do ENEM podem ser determinantes para a seleção de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame também permite aos participantes, pleitear programas de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Enem Paraná – Desde março deste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) disponibiliza o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece videoaulas, simulados e ferramentas personalizáveis de estudo, atendendo diferentes estilos de aprendizagem, e pode ser acessada de forma online ou offline, pelo computador ou pelo celular.