Os professores e toda a equipe de apoio da Educação de São Pedro do Paraná participaram nesta semana da série de palestras da Formação Pedagógica com a professora Larissa Renata, que abordou a “Neurociência e Inteligência Emocional”.
Para a professora Neurocientista e Terapeuta Comportamental, Larissa Renata o educador tem que conhecer os cinco pilares da Inteligência Emocional, que são; o autoconhecimento, os relacionamentos interpessoais, o autocontrole, a sensibilidade e a automotivação.
“Trabalho com professores há 23 anos, e o que vejo são pessoas doentes, e muitas dessas doenças são emocionais”, disse a neurocientista.
Durante a palestra também foi abordado o comportamento contemporâneo das crianças, muito diferente de algumas gerações anteriores.
“A criança de hoje não tem muita paciência, ela quer gastar a energia, um grande problema é a medicação escolar. Crianças em cidades menores têm mais liberdade do que as das cidades grandes, uma vantagem”, destacou a especialista.
A neurocientista ainda descreveu o que seria a Inteligência Emocional, que é a capacidade do indivíduo em administrar suas emoções e usa-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes.
Já o professor João Paulo dos Passos Santos, abordou o tema “Educação Especial e Inclusiva em Tempos de Pandemia: Reflexões sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem”.
Nesta quinta-feira professora Marta Furlan irá abordar “Literatura na Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais: o Conto que Acolhe e Ensina”. As palestras estão sendo realizadas no Centro de Eventos São Pedro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A Formação Pedagógica é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura de São Pedro do Paraná, com objetivo de qualificar os profissionais da Educação antes do ano letivo.