Metodologias ativas e práticas pedagógicas inovadoras são o foco do Evento Formativo Investigação Saeb, que teve início nesta terça-feira (29), em Curitiba. Ao longo dos próximos dois dias, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) reunirá mais de 300 professores e pedagogos na capital paranaense.
Participam do evento educadores que integram o programa Investigação Saeb, projeto-piloto desenvolvido em 28 escolas estaduais do Paraná com foco na preparação de estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Lançada no primeiro semestre letivo de 2025, a iniciativa promove a realização de práticas pedagógicas interdisciplinares junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
O objetivo do evento formativo é estimular o uso de novas metodologias em sala de aula e fortalecer o debate acerca de práticas pedagógicas inovadoras na construção do aprendizado. A programação segue até quinta-feira (31) e inclui oficinas sobre interdisciplinaridade, gamificação em sala de aula e habilidades necessárias aos estudantes do século 21.
Na cerimônia de abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da inovação no processo de ensino e aprendizagem. “A Investigação Saeb é mais um programa que o Governo do Estado para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos estudantes em relação à Matemática e à Língua Portuguesa. É tornar os estudos muito mais interessantes e instigantes para meninos e meninas, porque, ao trazer um tema, um desafio, aguçamos a curiosidade e o interesse dos estudantes – e, assim, eles aprendem mais”, destacou.
“É mais uma ferramenta que colocamos à disposição dos nossos professores e professoras da rede estadual, para continuar fazendo a melhor educação do Brasil”, afirmou Miranda.
Para os profissionais que atuam diretamente com o projeto, a formação representa uma oportunidade de aprofundamento. “Esse evento conta hoje com 330 professores de 28 escolas que fazem parte do projeto Investigação Saeb. Nós iniciamos com o Investigação PISA, no primeiro trimestre, e agora estamos com foco no Saeb – com metodologias ativas, trabalho interdisciplinar e dois professores em sala. A formação é para ajudá-los a entender o funcionamento de uma metodologia tão diferenciada”, explicou Renata Virgínia Moura, coordenadora do evento e do Desafio Paraná.
Além de docentes e pedagogos, o evento formativo reúne técnicos pedagógicos da Seed-PR e dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), responsáveis pelo acompanhamento do Investigação Saeb na ponta. A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença de diretores, chefes de departamento e coordenadores do programa.