Professores da rede pública estadual realizaram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (5), em frente ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. A mobilização é em defesa da educação e contraria o programa Parceiro da Escola, sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na terça-feira (4), após aprovação por ampla maioria na Assembleia Legislativa
Ver essa foto no Instagram
O programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança.
Dezenas de profissionais da educação se reuniram para protestar contra o programa do governo do estado. Com bandeiras e entoando gritos como “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”, os professores garantem que vão continuar lutando para que o programa não passe pela consulta pública com professores, pais, alunos e responsáveis nas 204 unidades escolares em que o projeto pode ser implementado no primeiro momento.
O programa não atinge as escolas indígenas, as que atendem as comunidades quilombolas e comunidades de ilhas, bem como as cívico-militares.
Acompanhe a cobertura completa da manifestação na edição impressa de quinta-feira e em nossas redes sociais.