(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

APS+FORTE

Programa da 14ª Regional de Saúde aprimora serviços da atenção primária

Objetivo é reconhecer a atuação de equipes das unidades básicas de saúde e valorizar características como esforço, comprometimento e criatividade

REINALDO SILVA

Da Redação

Melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população é um dos maiores desafios da administração pública. Exige esforço, comprometimento, criatividade. No Noroeste do Paraná, a 14ª Regional de Saúde propôs uma estratégia de motivação que envolveu equipes de 22 municípios: o programa APS+Forte. A iniciativa tem como foco aprimorar o fluxo de trabalho e os protocolos da atenção primária.

Para estimular a participação das equipes das unidades básicas de saúde, a idealizadora do programa, Natália Feital Paszczuk, enfermeira da Seção de Atenção Primária em Saúde, formatou uma competição. Elencou mais de 90 itens, aplicando pontuações de acordo com o desempenho dos profissionais. Para tornar as atividades mais divertidas, cada UBS escolheu um personagem, que avançava de acordo com os pontos somados.

Natália Paszczuk falou da importância da adesão ao programa
Foto: Ivan Fuquini

Esse levantamento começou em 4 de novembro 2024 e foi concluído em 12 de dezembro do mesmo ano. As equipes mais bem classificadas receberam a premiação na manhã de sexta-feira (21). 15 UBSs de 12 municípios tiveram o desempenho reconhecido e receberam selos Ouro, Prata ou Bronze.

Duas unidades básicas de saúde reconhecidas com o selo Ouro são de Paranavaí; as demais, de São Pedro do Paraná, Jardim Olinda e Terra Rica. O selo Prata foi entregue a equipes de Santa Mônica, Guairaçá, Terra Rica e Marilena. Obtiveram o selo Bronze UBSs de Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, Santa Mônica, Mirador, Tamboara e Planaltina do Paraná.

Equipe de Planaltina do Paraná foi premiada com o selo Bronze
Foto: Ivan Fuquini
São João do Caiuá também recebeu reconhecimento com selo Bronze
Foto: Ivan Fuquini

“Mais importante do que o troféu é ter as equipes interessadas em participar e seguir o propósito de melhorar o processo de trabalho”, avaliou Natália Paszczuk. O evento de sexta-feira foi oportunidade para parabenizar e valorizar todos os profissionais que se dedicaram ao programa APS+Forte.

Coordenadora da UBS Dr. José Eloy, em Paranavaí, a enfermeira Silvana Aparecida de Lima contou que mudanças nos protocolos de atendimento sempre são desafiadoras. “Não é fácil. Precisa de muito comprometimento, dedicação. É você buscar junto com a equipe essa integração no trabalho para melhorar a qualidade do atendimento ao público.”

Ela elencou alguns resultados importantes dentro do APS+Forte. “Identificação dos pacientes mais críticos, classificação de risco, mudanças no comportamento da equipe, sempre voltada para a qualidade no atendimento.” Além disso, foi possível ampliar os índices de vacinação. 

Silvana Aparecida de Lima comemorou os resultados da equipe
Foto: Ivan Fuquini

De acordo com a idealizadora do programa, a segunda etapa começa em março. A retomada das avaliações está aberta a novas adesões – recado aos municípios que não estão participando ainda: Alto Paraná, Inajá, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Querência do Norte e São Carlos do Ivaí.

A perspectiva é que o APS+Forte seja uma ação contínua e permanente. 

Compartilhe: