A Santa Casa de Paranavaí vai participar da Chamada Pública Prioritária Hospitais do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). Se o projeto for contemplado, o hospital poderá ser beneficiado em mais de R$ 2 milhões em equipamentos e tecnologia.
O gerente comercial da Copel em Paranavaí, Adenilson Luiz Villani, esteve no hospital para comunicar a abertura do prazo da chamada pública. Segundo ele, através do PEE, a Copel aplica recursos financeiros em ações que têm como objetivo a promoção da eficiência energética, através de projetos de conservação e uso racional de energia elétrica.
O diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais, informou que a ideia é usar o programa para beneficiar a Unidade Morumbi, que deve ser aberta nas próximas semanas. “É uma iniciativa que vai nos ajudar muito, com a redução dos gastos com energia elétrica, através de novas tecnologias e equipamentos modernos e mais eficientes do ponto de vista de consumo de energia”, comemorou.
Adenilson Villani explicou que a Santa Casa tem até o dia 13 de março para apresentar o projeto de eficiência energética. “Ela tem um valor máximo e caso a proposta não atinja o teto pode apresentar um projeto de energia solar também. Mas antes é preciso esgotar todas as possibilidades de mudança de equipamentos e tecnologia para aumentar a eficiência”, disse.
O PEE atende uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, que tem por objetivo “incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica em unidades consumidoras hospitalares”.
Arrais diz estar confiante na aprovação do projeto. “Vamos escolher uma empresa credenciada e capacitada para fazer o projeto e vamos nos antecipar, pois se tiver que fazer alguma alteração ainda haverá tempo hábil.”