(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Adesão ao programa permite que os produtores rurais regularizem a situação com a União
Adesão ao programa permite que os produtores rurais regularizem a situação com a União

RECUPERAÇÃO FISCAL

Programa de negociação de dívidas para produtores rurais segue até 31 de julho

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Produtores rurais inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) têm até 31 de julho para regularizar as pendências. Lançado em 2020, o Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal tem como principal objetivo assegurar que a cobrança dos débitos seja realizada de forma menos gravosa, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

São oferecidos descontos sobre multas, juros e custos acessórios, com o valor da dívida podendo ser parcelado em até 144 vezes, ou seja, prazo máximo de 12 anos. Os devedores são classificados de acordo com perspectivas de recuperação, a partir do cruzamento de dados sobre rendimentos e transações financeiras. Quanto menores forem as condições de quitar os débitos, maiores serão os descontos.

O coordenador do Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Jefrey Kleine Albers, explicou que a inscrição na Dívida Ativa da União corresponde a “ter o nome sujo”. Nesse caso, o produtor rural fica impedido de acessar linhas de crédito, tirar passaporte e participar de licitações públicas, entre outras restrições.

A adesão ao Programa de Recuperação Fiscal permite que o produtor rural “limpe o nome” e fique livre das ressalvas administrativas. Vale, por exemplo, para pessoas com pendências relativas ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e ao Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). A regularização também é possível para pessoas com atrasos no Imposto de Renda e na Previdência.

Segundo a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional o número de acordos de transação tributária passa de 100 mil, regularizando mais de R$ 232 bilhões em débitos inscritos em dívida ativa. Todo o processo de negociação deve ser feito pelo site do programa: www.regularize.pgfn.gov.br.

Compartilhe: