(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Fundação Araucária
Foto: Fundação Araucária

GRATUITO

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para intercâmbio na Holanda

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade de Wageningen, na Holanda. São três vagas, para estudantes de graduação, de doutorado e de pós-doutorado, destinadas a pesquisas no Departamento de Agrotecnologia e Ciência Alimentar. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária e a Universidade de Wageningen.

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência é uma inciativa do Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”

Para esta edição, todo o processo de seleção é feito pela universidade holandesa e a permanência será pelo período de cinco meses. “As parcerias estabelecidas no Programa Ganhando o Mundo da Ciência contribuem muito para o avanço da pesquisa paranaense e estamos trabalhando também para o fortalecimento dos projetos realizados pelos novos arranjos de pesquisa e inovação”, destaca a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.

NO JAPÃO 

O primeiro grupo de estudantes e professores participantes do Programa Ganhando o Mundo da Ciência está em Kyoto, no Japão, desde março. É o caso do estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Eduardo Antônio Remor. Ele desenvolverá seu projeto de pesquisa na Universidade Provincial de Kyoto (KPU) até outubro.

“É a primeira vez que tenho a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico. É uma excelente oportunidade de desenvolver habilidades e viver experiências que serão imprescindíveis para minha formação acadêmica e meu desenvolvimento interpessoal”, conta o estudante.

Pesquisando sobre “Utilização de DNA ambiental (eDNA) metabarcoding para identificação de peixes” no Laboratório de Agroecologia da KPU, Eduardo ressalta a importância da oportunidade ofertada pelo Programa Ganhando o Mundo da Ciência de intercâmbio internacional com as despesas pagas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária.

“Valorizo muito essa oportunidade dada pelo Governo do Paraná e pretendo aproveitá-la muito bem e com bastante responsabilidade. Para os estudantes que estão deixando programas como estes passarem, eu digo que aproveitem essa oportunidade. É uma experiência muito enriquecedora e que vai mudar a vida como está mudando a minha”, enfatiza Eduardo Remor.

INSCRIÇÕES 

No caso da parceria com a Universidade de Wageningen o período do intercâmbio do estudante de graduação será entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, de doutorado e pós-doutorado entre novembro de 2025 e abril de 2026. As inscrições devem ser feitas Aqui  até o dia 15 de junho. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail affif.grazette@wur.nl .

Acesse aqui para ter acesso aos critérios e documentação exigida pela Universidade de Wageningen.

Compartilhe: