(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

HABITAÇÃO

Programa Moradia Legal facilita a regularização fundiária em Mirador

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A casa em que o aposentado Edevalter Moreira da Costa mora desde 1999 não está em situação regular. A propriedade do terreno é comprovada unicamente pelo contrato de compra e venda, mas sem escritura, e a falta do documento impede, por exemplo, que ele busque financiamento bancário caso queira custear uma reforma.

A condição não é exclusividade de “seo” Edevalter. Em Mirador, município a aproximadamente 50 quilômetros de Paranavaí, mais de 90% dos imóveis precisam ser regularizados.

Graças a uma parceria inédita entre a Prefeitura de Mirador, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os moradores têm acesso a mecanismos para a regularização fundiária, através do programa Moradia Legal, que também alcança outros municípios da Região Noroeste.

O lançamento em Mirador foi na última terça-feira (11), durante audiência pública, ocasião para levar à população detalhes sobre o Moradia Legal.

Os atendimentos começaram quarta-feira (12), em um escritório na frente da do Paço Municipal. Ali os moradores apresentam documentos que comprovam a posse do imóvel e dão início aos trâmites legais, que podem se estender pelo prazo de nove meses a um ano.

Prefeito – O prefeito de Mirador, Fabiano Travain, disse que a regularização fundiária é uma demanda antiga da comunidade. Ao longo dos anos, outros prefeitos tentaram garantir esse direito aos moradores, mas não conseguiram. Agora, com o apoio do TJ-PR e do MP-PR, a reivindicação finalmente será atendida.

A equipe do TJ-PR que atua em Mirador estima que 300 pessoas sejam atendidas nos próximos dias e informa que o Moradia Legal é um programa de caráter contínuo, ou seja, aqueles moradores que não conseguirem regularizar a situação agora terão outras oportunidades. Mesmo assim, a dica é organizar a documentação o mais rapidamente possível.

Para “seo” Edevalter, citado no início desta matéria, conseguir a escritura do imóvel trará fim a uma preocupação de décadas e proporcionará a realização de um sonho. “Vamos ser donos de verdade.”

Compartilhe: