A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou na última semana a entrega de 120 mil máscaras descartáveis tamanho infantil para a Secretaria Municipal de Educação. O material está sendo distribuído para todas as escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).
A entrega simbólica das primeiras máscaras foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Isbela Felippe. Além das instituições da rede municipal de Educação, todas as escolas estaduais de Paranavaí também foram contempladas com tapetes sanitizantes adquiridos pelo PSE.
“No período de pandemia, foram desenvolvidas ações para prevenção a contaminação do Covid-19 entre os alunos e profissionais da educação. Certamente que a Covid-19 é o assunto do momento, mas ao invés de focar na doença e no vírus, estamos chamando a atenção de todos para as ações de higiene, auto cuidado e cuidado com o outro. Lembrando que o uso de máscaras e o distanciamento social são importantes não somente para a pandemia de Covid-19, mas para qualquer virose”, destaca a assistente social e coordenadora do Programa Saúde na Escola, Hellen Patrícia Zaine Matsumoto.
Os recursos do Programa Saúde na Escola são repassados pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 14ª Regional de Saúde e a secretaria municipal e estadual de Educação definem as prioridades.
Saúde na Escola – O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
O PSE anualmente trabalha verificação do cartão vacinal, prevenção ao uso de drogas e violências, prevenção de obesidade e sobrepeso, identificação dos alunos com agravos de doenças em eliminação, combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, promoção da cultura de paz, promoção de práticas corporais saudáveis, entre outras ações.
O objetivo do programa é proporcionar às comunidades escolares a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.
(Assessoria Prefeitura)