As atividades do 56º Femup estão a todo vapor em Paranavaí. Nesta sexta-feira, dia 12, o Festival terá programação dupla, com leituras dramatizadas de contos, música e declamações.
Às 14h30 começam as leituras dramatizadas dos contos selecionados para o Femup, na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. Serão quatro trabalhos selecionados, de autores do Paraná e da Bahia. O conto “Amoreira”, de Aline Sviatowski (Ponta Grossa-PR) será interpretado pelas leitoras da Cia Rouxinol de Teatro – Maria Salete, Stefânia dos Santos e Rosi Sanga. Em seguida, as leitoras Danny Bonetti e Caroline Vitória Souza farão a leitura dramatizada do conto “Despalavrar-se”, de Daniel da Rocha Leite (Belém-PA). O terceiro conto será “Sobre silencias e sofás”, de Rafael Petermann (São Carlos do Ivaí-PR), que será interpretado pelas leitoras Cássia Ribeiro e Rosi Sanga. O último trabalho, o conto “A vida secreta das irmãs siamesas”, de Marcela Oliveira (Paranavaí-PR) será dramatizado pelas leitoras Ingrid Sáez Melchor, Manu e Lorraine dos Santos.
À noite, a partir das 20h, acontece a primeira “Noite de Gala”, com as apresentações do primeiro grupo de trabalhos premiados no 56º Femup, na Praça dos Pioneiros. A abertura da noite de apresentações será feita pela Orquestra Municipal.
A 56ª edição do Femup teve um número recorde de inscrições. Foram 1.524 obras inscritas através do Formulário on-line disponibilizado pela Fundação Cultural, sendo 699 inscrições na modalidade Poesia, 457 na modalidade Conto e 368 na modalidade Música. O Femup recebeu inscrições de aproximadamente 370 municípios de vários Estados do Brasil, além de outros países, como Portugal e Japão.
(Assessoria Prefeitura)